Arábia Saudita prende egípcio por ter tomado café com colega de trabalho
Autoridades da Arábia Saudita anunciaram a detenção de um cidadão egípcio, empregado em um hotel, que aparece em um vídeo tomando café da manhã com uma colega de trabalho saudita. O Ministério do Trabalho, que deu a notícia, afirmou ainda que intimou o dono do estabelecimento a comparecer para prestar depoimento.
Vídeo que mostra colegas
Em um vídeo visto milhares de vezes nas redes sociais, o homem, conhecido como Bahaa, e a mulher, ambos recepcionistas no hotel, tomam café da manhã em uma mesa, acenando para a câmera. Em dado momento, a mulher, que veste um tipo de véu islâmico que deixa apenas as mãos e os olhos visíveis, oferece ao homem um pedaço de alimento. Ele também aparece dizendo "venham tomar café conosco!".
O país que é o maior exportador de petróleo do mundo tem promovido recentemente uma série de reformas econômicas e sociais, incluindo a extinção de uma lei que proibia que mulheres dirigissem. Algumas práticas ultraconservadoras, porém, continuam fortemente arraigadas no reino.
Um comunicado do Ministério do Trabalho no domingo afirmou que uma equipe de investigação visitou o hotel na cidade de Jidá e prendeu o cidadão egípcio sob a acusação de trabalhar em uma profissão reservada para sauditas, sem oferecer mais detalhes. O dono do hotel foi intimado "por não ter respeitado os limites espaciais para o trabalho de mulheres".
Após os ataques recebidos por conta do primeiro vídeo, Bahaa fez uma segunda publicação, em que aparecia criticando o governo pela decisão, classificada por ele de "exagerada", e dizendo se tratar simplesmente de um café da manhã. Em resposta, o ministério do Trabalho postou fotos do cidadão egípcio sendo preso. Veja o vídeo abaixo.