O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, lidera pesquisa Ibope contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira.
Bolsonaro alcança 27% das intenções de voto, 1 ponto percentual abaixo do registrado no levantamento divulgado em 24 de setembro. Em segundo lugar, Fernando Haddad (PT) tem 21%, também 1 ponto abaixo da marcação da pesquisa anterior. A variação dos candidatos está dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.
Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 12% (eram 11% na anterior); Geraldo Alckmin (PSDB), com 8% (estável); Marina Silva (Rede), 6% (eram 5% na anterior); João Amoêdo (Novo), 3%. Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) têm 2% cada; Guilherme Boulos (PSOL) alcança 1% das intenções. Brancos e nulos somam 11%. Não sabem ou não responderam 7%.
Na pergunta espontânea, sem que sejam apresentados os nomes dos candidatos, Bolsonaro é citado como escolhido por 24% dos entrevistados. Haddad por 15% e Ciro 7%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso, é citado por 5%. Alckmin é citado espontaneamente por 3%.
A sondagem atesta que, se a eleição fosse agora, nenhum candidato atingiria mais de 50% dos votos válidos para vencer o pleito já no primeiro turno. Em votos válidos, Bolsonaro contaria hoje com 33%. Haddad 25%. Ciro 15% e Alckmin 9%.