Dois fortes terremotos de 6.1 e de 7.5 e depois Tsunami atingem a Indonésia
A Indonésia foi atingida por dois fortes terremotos na sexta-feira, causando danos generalizados e reivindicando a vida de pelo menos uma pessoa.
O primeiro, um terremoto de magnitude 6,1, atingiu Donggala na ilha de Sulawesi na sexta-feira à tarde por volta das 14:00. hora local, de acordo com o The Jakarta Post. Pelo menos 10 pessoas ficaram feridas quando um prédio desmoronou durante o terremoto, que o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação e Desastre (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, disse que durou 10 segundos.
"As autoridades estão atualmente realizando medidas de evacuação e emergência e coletando dados", disse Sutopo. Ele acrescentou que não há risco de tsunami, mas que houve vários tremores secundários. Durante um terremoto de magnitude 6,1, mesmo edifícios bem construídos são danificados e as chaminés são quebradas.
Então, por volta das 18:00 hora local, um segundo terremoto, magnitude 7,5, atingiu a área, de acordo com o United States Geological Survey (USGS). Atingiu a uma profundidade de cerca de 10 quilômetros, igual a cerca de seis quilômetros. O terremoto atingiu Minahasa, também na ilha de Sulawesi, localizada a cerca de 550 milhas de Donggala.
Pouco depois, um tsunami se seguiu. Chefe de relações públicas da Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica (BMKG) Hary Tirto Djatmiko confirmou à Associated Press que uma onda poderosa atingiu Palu, a capital provincial. Um vídeo postado no Twitter mostrou a onda fluindo para a terra, ultrapassando casas e inundando ruas.
Magnitude sete terremotos estão na categoria mais alta de terremotos e de acordo com o USGS, dano leve será experimentado em estruturas especialmente projetadas e grande dano é esperado em estruturas mal construídas.