Presidente de Honduras vai propor preço justo do café na posse de Bolsonaro
Presidente de Honduras, Juan Orlando Hernandez irá próxima terça-feira, 1º de janeiro de na posse do novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em uma cerimônia a ser realizada em Brasília e em que a influência para promover a sua iniciativa de obter um preço justo de café no mercado internacional.
Durante sua visita ao país sul-americano, onde ele vai chegar nesta segunda-feira, o presidente hondurenho também planeja realizar uma série de reuniões bilaterais com representantes de países amigos, diálogo sublinhando com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
De acordo com informações fornecidas pela Embaixada de Israel em Brasília, Netanyahu vai em reuniões bilaterais terça-feira com os presidentes de Honduras, Juan Orlando Hernández, e do Chile, Sebastián Piñera, e um almoço de trabalho com o secretário de Estado dos Estados Unidos Mike Pompe
O embaixador de Honruras no Brasil, Jaime Güell Bográn, disse que a presença do presidente Hernandez na posse da Bolsonaro envia a mensagem de fortalecer as relações com o Brasil e América do Sul em geral. O diplomata também disse que as alianças serão fortalecidas em questões de interesse para ambos os países, incluindo o preço internacional do café.
Ele lembrou que o Brasil é o maior produtor mundial de café, por isso é considerado um bom aliado na cruzada internacional empreendida pelo Presidente Hernandez obter um preço justo para a venda do aromático no mercado internacional.
"Nós todos sabemos que o presidente Hernandez faz uma luta por um preço justo para o café e eu acho que não há melhor maneira de encontrar o preço certo para o nosso café para fazer uma aliança com o Brasil porque é o maior produtor", disse Güell Bográn.
Ele considerou que não há melhor maneira de encontrar o preço certo para o café hondurenho do que fazer uma aliança com o Brasil, porque é o maior produtor do continente.
Os atos da posse de Bolsonaro estarão concentrados nas instalações do Congresso Brasileiro, no Palácio Presidencial do Planalto e na recepção na chancelaria do país sul-americano. Honduras ocupa o primeiro lugar na produção de café na América Central, a terceira na América e a quinta no mundo.