Zona rural de Garça terá complexo solar de 80 hectares
O visual da área rural da região de Garça deve ter uma mudança consideravelmente radical futuramente. Nas áreas em que se viam cafezais e pastagens para gado, agora o que se observa ´a "invasão", em milhares de hectares, do eucalipto. Mas essa cultura não está sozinha, já que também terá a concorrência das usinas de placas solares.
Atualmente, o eucalipto é a opção de venda ou arredamento para os proprietários rurais que abandonaram suas fazendas. A área plantada com eucalipto na microrregião de Garça já ultrapassa 12 mil hectares. Agora, a usina solar deve ser mais um opção para os proprietários de terra e, nos próximos anos, o montante de placas solares fotovoltaicas deve cresce muito na região por ser um área especial para usinas desse tipo de geração energética.
Em uma propriedade rural que se localiza no distrito de Jafa, na cidade de Garça, será construída a primeira usina solar fotovoltaica dessa parte do Estado, em uma área de 80 hectares (33,05 alqueires) pela empresa AES Tietê.
Segundo informações obtidas pela Coluna do Português, o proprietário da fazenda arrendou grande parte da área para a plantação de eucalipto e a outra parte foi arrendada para a referida empresa instalar mais de 180 mil placas solares.
A AES Tietê já tem um complexo solar localizado na cidades de Guaimbê, a cerca de 50 quilômetros de Garça. O Complexo Guaimbê é considerado o segundo grande investimento em energia solar no Estado de São Paulo, com 550 mil placas solares instaladas em uma área de 237 hectares e investimento de R$ 607 milhões, que gera em 122 MW.
O primeiro complexo solar paulista está instalado da cidade de Ouroeste, no noroeste do Estado, com um parque com capacidade de geração de 144 MW, em uma área total de 280 hectares.
Já a maior usina do país foi construída em 2017 e fica localizada em Minas Gerais, na cidade de Pirapora, conta com 321 MW, sendo que possui mais de um milhão de painéis solares.
De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), no Brasil já foram constatadas 3.413 usinas solares em operação. A primeira usina solar construída está localizada em Tauá, no Ceará, e está em funcionamento desde 2011, com capacidade de geração de 1000KWp (1MWp) e consegue produzir energia para 1.500 residências. Atualmente usinas de placas representa cerca de 1,2% da matriz elétrica do país.