AgnoCafe - O Site do Cafeicultor
Assunto: Categoria de noticia: Data:
Imprimir notícia

Café auxilia organismo a não absorver gordura


Os benefícios do café são pouco contestados. Existe um grande número de estudos que os comprovam, como redução do risco de câncer, diabetes tipo 2 e doença de Parkinson. Para completar a lista, pesquisas recentes da Universidade de Illinois indicam que a cafeína parece retardar o ganho de peso de uma dieta obesogênica (que faz ganhar peso), reduzindo o armazenamento de lipídios nas células adiposas e a produção de triglicerídeos.

Durante quatro semanas, os pesquisadores alimentaram diferentes grupos de ratos com a mesma dieta: 40% de gordura, 45% carboidratos e 15% de proteína. Alguns dos roedores ingeriram também o equivalente a quatro xícaras de café por dia de fontes variadas.

Após o período, os ratos que consumiram cafeína ganharam 16% menos peso e adicionaram 22% menos gordura corporal do que os que não consumiram cafeína.

Para determinar por que isso aconteceu, os pesquisadores expuseram células adiposas de ratos à cafeína. Como consequência houve diminuição de 20% a 40% no acúmulo de lipídios nas células adiposas.

Eles então rastrearam a expressão de genes associados ao metabolismo lipídico e à obesidade. O resultado foi produção menor de colesterol de lipoproteínas de baixa densidade e triglicerídeos no fígado.

Isso significa, em termos leigos, que o consumo de cafeína aliviou o impacto negativo de uma dieta rica em açúcar e gordura na composição corporal.

Mas quatro xícaras não é muito?

A sabedoria convencional diz que beber quatro xícaras de café por dia significa quadruplicar a quantidade tida como saudável. E é aqui que os dilemas da ciência se encontram.

Embora a tolerância à cafeína seja diferente de pessoa para pessoa, estudos mostram que beber de três a cinco xícaras de café por dia não representa risco à saúde - de quem não possui doenças crônicas -, outros dizem que os maiores benefícios são aproveitados por quem toma de seis a oito xícaras de café.

Fonte: PEGN

Comentarios

Inserir Comentário
Contrato Cotação Variação
Setembro 332,30 - 3,25
Dezembro 315,90 - 2,00
Março 304,55 - 1,30
Contrato Cotação Variação
Setembro 3.806 + 19
Novembro 3.795 + 29
Janeiro 3.773 + 29
Contrato Cotação Variação
Setembro 404,00 + 2,90
Dezembro 385,00 - 0,05
Março 384,00 + 3,30
Contrato Cotação Variação
DXY 99,70 + 0,28
Dólar 5,1110 + 0,53
Euro 5,8980 + 0,36
Ptax 5,0963 + 0,11
  • Varginha
    Descrição Valor
    Duro/riado/rio R$ 1580,00
    Certificado 20% R$ 1940,00
    Peneira14/15/16 R$ 2000,00
    Safra 25/26 20% R$ 1920,00
  • Três Pontas
    Descrição Valor
    Miúdo 14/15/16 R$ 1640,00
    Duro/riado/rio R$ 1600,00
    Safra 25/26 18% R$ 1920,00
    Certificado 15% R$ 1950,00
  • Franca
    Descrição Valor
    Moka R$ 1720,00
    Duro/Riado 15% R$ 1620,00
    Cereja 20% R$ 1970,00
    Safra 25/26 15% R$ 1930,00
  • Patrocínio
    Descrição Valor
    Rio com 20% R$ 1450,00
    Safra 25/26 15% R$ 1930,00
    Safra 25/26 30% R$ 1900,00
    Peneira 17/18 R$ 2100,00
  • Garça
    Descrição Valor
    Escolha kg/apro R$ 12,00
    Duro/Riado 15% R$ 1500,00
    Safra 25/26 20% R$ 1920,00
    Safra 25/26 30% R$ 1880,00
  • Guaxupé
    Descrição Valor
    Duro/riado 20% R$ 1600,00
    600 defeitos R$ 1680,00
    Safra 25/26 15% R$ 1930,00
    Safra 25/26 25% R$ 1910,00
  • Indicadores
    Descrição Valor
    Conilon/Vietnã R$ 1128,00
    Agnocafé 25/26 R$ 1930,00
    Cepea Arábica R$ 1732,12
    Cepea Conilon R$ 1089,15
  • Linhares
    Descrição Valor
    Conilon T. 6 R$ 1130,00
    Conilon T. 7 R$ 1120,00
    Conilon T. 7/8 R$ 1110,00