Alerta: Frente fria chega a São Paulo e quebra bloqueio do ar seco
O bloqueio atmosférico que ganhou força sobre o Sudeste do país e que tem deixado o ar cada vez mais seco está com os dias contados. Os modelos de previsão indicam uma mudança no padrão do tempo a partir do próximo fim de semana que marca a virada para a segunda quinzena do mês.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, uma nova frente fria vai conseguir romper o bloqueio do ar seco, principalmente em São Paulo. Os meteorologistas da Climatempo estão acompanhando as análises e não descartam a possibilidade deste sistema alcançar o Rio de Janeiro.
Neste sábado, 15 de Agosto, o tempo começa a mudar. A frente fria se aproxima e deixa o tempo instável com chuva a qualquer hora do dia no sul paulista, Vale do Ribeira e Baixada Santista. Na capital e na região de Presidente, as pancadas serão rápidas e nas demais áreas paulistas, o sol brilha forte e o ar seco ainda predomina.
É a partir de domingo, dia 16 de Agosto, que o tempo vira de vez sobre a maioria das áreas do estado de São Paulo com o avanço dessa primeira frente fria pós-bloqueio. As áreas de instabilidade desta frente fria se espalham e a chuva fica mais generalizada, principalmente na região de Presidente Prudente, no sul e leste de São Paulo, inclusive a capital e a Grande São Paulo. O norte paulista é que irá receber menos chuva.
Este sistema vem acompanhada de uma massa de ar de origem polar que derruba a temperatura. Vai ter muito paulista reclamando do frio. Segundo, a Climatempo, o frio vai persistir pelo menos até a próxima segunda-feira.
Estimativa para a segunda quinzena
Nessa próxima quinzena, duas frentes frias fortes vão passar por São Paulo, trazendo alerta de chuva e ventos fortes, prevê a meteorologista Aline Tochio.
A primeira agora no dia 16 de Agosto e outra por volta do dia 20. Além das frentes frias, toda a circulação de ventos entre a baixa e média atmosfera estará concentrada sobre São Paulo, mantendo altas as condições de chuva, mesmo que não tenha frente fria atuando. Por isso, a segunda quinzena de agosto será totalmente diferente da primeira, informa a meteorologista.
O destaque será muita chuva para os padrões de agosto e duas fortes massas polares que irão acompanhar os sistemas durante sua passagem. A sensação será de frio!