Cooperativa cafeeira destaca planejamento estratégico em reunião on line
Em 1979, um grupo de vinte produtores decidiu criar uma cooperativa, sem imaginar que hoje, quarenta anos depois, empregaria em sua estrutura física, mais de 700 famílias, direta e indiretamente. Mas a Coocafé, que sempre teve visão de crescimento e desenvolvimento por meio da cooperação, valoriza essa rede de apoio que há por trás de cada colaborador que ajuda a construir essa história. E reconhecendo essa importância, no último final de semana de julho, foi realizada uma reunião geral de colaboradores em formato virtual onde todos os familiares puderam participar. O convite foi enviado para o endereço pessoal da equipe interna, e pensando carinhosamente em cada detalhe, todos foram entregues justamente em horário de expediente, para que assim os próprios familiares recebessem a carta direcionada a eles, junto a um presente para todos da residência: uma deliciosa cesta de café.
A temática para a reunião foi elaborada antes da pandemia, mas coincidência do destino, ou não, foi exatamente de encontro com o momento vivenciado em todo o mundo – onde devemos pensar e repensar nossas ações, cooperar com o próximo e crescer, profissional e espiritualmente - Pense, Coopere, Cresça. A reunião foi realizada em um sábado à tarde e contou com a apresentação dos colaboradores Débora Gandi e Felipe Almeida. A programação teve início com um oração realizada pela Jaciara Querubim, outra integrante do time Coocafé, diretamente da casa dela, em Espera Feliz/MG. A música tema, tocada e cantada ao vivo pelo Roberto e a Priscila, também colaboradores da Coocafé, durante a abertura da reunião – Dias Melhores, da banda J Quest, encaixou perfeitamente com o direcionamento que seria traçado durante a reunião, afinal, “vivemos esperando dias melhores...”.
No decorrer do cronograma, os diretores e superintendentes, e os conselhos de administração e fiscal tiveram a oportunidade de deixarem uma mensagem para os participantes (colaboradores e familiares). O diretor presidente, Fernando Cerqueira, fez uma breve apresentação institucional e os superintendentes Luciano Nunes e Waldir Francese Filho abordaram sobre o planejamento estratégico da cooperativa, prestando contas do que já foi realizado até o presente momento e metas a curto, médio e longo prazo. Essa interação faz todo sentindo, já que todos os dias quando os funcionários retornam para suas casas, cansados e preocupados com os afazeres, é na família que ele precisa encontrar apoio. Dessa forma, todos se sentem parte dos números quanti e qualitativos alcançados pela cooperativa.
E para encerrar com chave de ouro a reunião teve a participação virtual, mas ao vivo, do jogador de vôlei e medalhista olímpico Tande. Com uma belíssima palestra cujo tema “A vida é um jogo” despertou ainda mais o sentimento de pertencimento desse time Coocafé. Uma história de vida brilhante e inspiradora foi apresentada de campeão nas quadras para os campeões do agronegócio.
Em conversa com a assessoria de comunicação da cooperativa, o ex-colaborador e hoje, pai de uma colaboradora, Antônio Luis Alves Filho, falou sobre a oportunidade de participar desse alinhamento do outro lado história, sendo familiar de um funcionário: “É uma benção poder estar sempre ao lado do cooperativismo, porque a gente tem a chance de ver e aprender coisas diferentes. Nesta reunião geral, a qual eu pude assistir com a minha família, eu pude sentir a emoção de viver essa união e fraternidade que existe na cooperativa, principalmente nesse momento de pandemia. Muito interessante a palestra do Tande; fiz uma breve reflexão: a gente percebe que a vida é um jogo, colocamos nossas intenções de vitórias dentro de um contexto onde a determinação nos leva a um patamar de aprendizado. Fiquei imensamente feliz em estar do outro lado da história, sendo hoje a rede de apoio da minha filha enquanto colaboradora da cooperativa”
Já a Ana Paula Louzada, que faz parte da equipe da unidade comercial de Lajinha, enviou esse lindo depoimento: “Me surpreendi com o cuidado e zelo da entrega das caixas de café da manhã, fiquei encantada com o cuidado. É a minha primeira reunião como colaboradora, e mais uma vez a cooperativa me surpreendeu; usou a tecnologia a nosso favor, pois a reunião foi totalmente virtual. A palestra do Tande foi incrível. Achei muito legal as explicações com clareza da diretoria e gestores. Enfim, foi muito proveitosa e mais uma vez a cooperativa nos faz acreditar e confiar em dias melhores.”