Com 90 anos de história, o Café Glória segue inovando para atender o mercado capixaba. Com o lançamento de novas linhas, a empresa entra em 2021 comemorando a longa trajetória construída no Espírito Santo.
Pandemia
Em 2020, assim como diversas instituições do setor, o Café Glória passou por um momento de aprendizado. A pandemia impôs um cenário de incertezas, em que empresários precisaram de cautela para analisar o mercado.
Egídio Malanquini, explica que, nos primeiros meses, o contexto exigiu atenção. “Foi uma experiência que a gente nunca tinha passado. O impacto foi muito grande na questão não só empresarial, mas emocional. A gente ficou sem uma perspectiva do que poderia ocorrer naquele momento”, destaca.
O avanço da pandemia exigiu decisões rápidas. A parte administrativa da empresa passou a trabalhar em home office e o setor industrial começou a seguir rigorosos protocolos sanitários de prevenção ao contágio do novo coronavírus.
“A gente teve a tranquilidade e serenidade de começar a entender o comportamento da pandemia e, com isso, a gente foi se ajustando ao novo formato de trabalho que o próprio mercado exigiu”, pontua
Avanços
Presidente da instituição, Egídio Malanquini (Divulgação)
Apesar de uma pequena retração dos resultados no início da pandemia, o ano de 2020 representou um ano de evolução para o Café Glória. A marca registrou um crescimento de 5,2% nas vendas, em relação a 2019.
“A gente buscou um novo modelo de gestão. Criamos uma forma de trabalho onde a gente teve a possibilidade de imprimir um novo perfil de comportamento dentro da empresa”, declara.
Esse novo perfil de comportamento resultou na profissionalização dos trabalhadores e no aprimoramento do trabalho desenvolvido na instituição.
“Isso fez com que a gente melhorasse a nossa qualificação, a gente teve uma evolução muito grande, porque era o trabalho que estava em jogo”, explica.
A expectativa é que as mudanças geradas pela pandemia permaneçam a fazer parte do cotidiano da instituição. “Hoje estamos preparados […] Tudo isso fez com que a gente melhorasse cada vez mais a nossa participação no mercado, que é muito competitivo”, destaca.
90 anos de história
A História do Café Glória começa e se desenvolve em terras capixabas. Fundada no Espírito Santo, a empresa tem como matéria prima o café produzido nas regiões montanhosas e do norte do estado.
O crescimento da empresa aconteceu de forma conjunta com a industrialização local. “A gente tem uma identidade com o capixaba muito forte. […] Quando o estado passou por uma transformação para o setor industrial, a gente fez parte desse processo de mudança”, destaca.
Com sede em Vila Velha, atualmente, o Café Glória conta com uma fábrica de mais de 2 mil metros quadrados, localizada na Barra do Jucu. São cerca de 33 funcionários e 14 representantes distribuídos no Espírito Santo.
Lançamentos
A empresa, que já recebeu diversos prêmios e certificações por causa da qualidade da produção, segue inovando e lançando produtos novos no mercado.
Em 2020, a empresa lançou a embalagem modelo “Pouch”, que permite uma durabilidade maior dentro do café, mantendo o padrão e o sabor por um período mais longo, além de gerar mais facilidade de armazenamento na rede varejista.
O café Vista Linda em da capsula e o café Vista Linda a vácuo foram outros lançamentos da marca. Para que a evolução fosse possível, a empresa adquiriu novas tecnologias, contando com um equipamento de fabricação italiana.
Em 2019, a marca também lançou um filtro reutilizável. O produto, feito com material TNT com 100% polipropileno, pode passar por cinco lavagens, mantendo o mesmo aroma e sabor de cada xícara.