OIC promove parcerias com agências líderes das Nações Unidas
Nas últimas semanas, o secretariado da Organização Internacional do Café (OIC) tem trabalhado arduamente para garantir reuniões importantes com e entre as principais agências das Nações Unidas, membros da OIC e a Força-Tarefa Público-Privada do Café. Essas reuniões tinham como objetivo permitir que os membros da OIC e da CPPTF ganhassem e compartilhassem acesso a tecnologia, recursos e capitalizassem as oportunidades oferecidas pela Força-Tarefa.
Alguns destaques das reuniões incluem: (a) Assegurar uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e seu Programa de Commodities Verdes. Os objetivos são fortalecer o CPPTF e facilitar o fluxo de trabalho técnico sobre política cafeeira, instituições e mecanismos globais de financiamento e, em particular, desenvolver propostas de projetos / planos nacionais de sustentabilidade para países / sub-regiões que contribuam para a implementação do Roteiro do CPPTF. (b) Uma parceria com as Organizações de Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas (UNIDO) para construir um projeto bem-sucedido de promoção da pirólise / biochar aplicado aos resíduos de café no Vietnã (https://youtu.be/UQnLd_TGUpk) para gerar oportunidades de renda adicionais para os agricultores enquanto reduzindo as mudanças climáticas.
O projeto é apoiado pela Secretaria de Estado de Assuntos Econômicos da Suíça (SECO) e implementado com o Grupo Sofies e a tecnologia é fabricada no Vietnã. O objetivo deste projeto é desenvolver e replicar ainda mais o uso da tecnologia para outros países, como países da África e América Central. Este projeto será implementado em parceria com doadores e membros interessados do setor privado dos membros da CPPTF, como a Fundação Neumann. (c) A iniciativa 'Próxima Geração do Café' foi lançada no Dia Internacional do Café de 2020 e é o tema central da OIC em 2021. A OIC está construindo uma cooperação com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para apresentar o café no próxima Cúpula do Sistema Alimentar de 2021, como uma oportunidade para o emprego jovem, a inovação e a sustentabilidade. Espera-se que isso também esteja vinculado à próxima Cúpula do G-20.