AgnoCafe - O Site do Cafeicultor
Assunto: Categoria de noticia: Data:
Imprimir notícia

Cidade mais famosa como produtora chá Pu’er é a capital do café na China


Por Ke Jiayun do Shine News
Quando se trata das duas bebidas favoritas do mundo, a província de Yunnan, no sudoeste da China, tem todas as bases cobertas. É produtora de chá e café.

Farms in remote mountains fill Shanghai's coffee cups - SHINE News

Li Jianwu, 27, trabalha em um vilarejo nas montanhas sob a jurisdição da cidade de Pu’er, em Yunnan, que passou a ser apelidada de “capital do café” da China. Ironicamente, a cidade é mais famosa como produtora de Pu’er, um chá chinês escuro premium.

Li opera uma pequena plantação de café na vila de Manzhuang. Ele e colegas de trabalho colheram 20 toneladas ( 334 sacas ) de café este ano, depois que uma fábrica de processamento de café financiada pelo governo de Xangai entrou em operação em 2020. Cerca de metade da colheita irá para Xangai, a cerca de 3.000 quilômetros de distância.

Xangai é um mercado robusto para os grãos de café. A cidade abriga cerca de 7.000 cafés e consome centenas de milhares de xícaras de café todos os dias. Uma tendência de cafés independentes e butiques, que agora respondem por pouco mais da metade de todas as cafeterias, está ajudando o café de Yunnan a se expandir em todos os cantos da cidade.

Farms in remote mountains fill Shanghai's coffee cups - SHINE News

Na verdade, o cultivo de café em Yunnan remonta a cerca de 120 anos. No final do século 19, um missionário francês introduziu várias plantas de café em Yunnan para preparar uma xícara de chá todas as manhãs. O solo e o clima das áreas montanhosas da província são ideais para o cultivo da planta.

Entre a nova geração que se beneficiará com a safra, Li estudou no Yunnan Forestry Technological College, voltando sua atenção para o café pela primeira vez em 2018. Sua aldeia, que já foi uma área pobre, tem dificuldade em manter jovens como ele em casa para fazer o trabalho agrícola.

“Talvez porque a vila seja tão remota, a maioria dos jovens aqui prefere trabalhar em áreas urbanas, em vez de ficar em casa sem nada para fazer”, disse Li ao Shanghai Daily.

Li disse que está contente em ficar porque está fazendo o que gosta. “No primeiro ano de cultivo do café, encontramos muitas dificuldades”, disse ele.  “Não sabíamos muito sobre café e muitas vezes éramos enganados por aqueles que conheciam.  Em seguida, convidamos vários cafeicultores experientes para se juntar a nós.Isso ajudou muito. ”

Farms in remote mountains fill Shanghai's coffee cups - SHINE News

No início, o grupo empreendedor não havia elaborado um orçamento. “Assim que o fizemos, descobrimos que era mais caro do que imaginávamos”, disse Li. “Tive que arrecadar dinheiro com meus conhecidos. Meu pai me deu algum dinheiro e minha namorada me deu os 60.000 yuans (US $ 9.252) que ela economizou trabalhando em um banco. ”

Na vila de Manzhuang, há 172 famílias de cafeicultores e 20 delas trabalham na fazenda de Li. Nos anos anteriores, quando os preços do café estavam baixos na região, muitos cafeicultores destruíram suas plantas e se voltaram para culturas como o milho.

“Mas, com a instalação da nova fábrica, o preço do café aqui dobrou e muitos agricultores estão nos pedindo mudas de café”, disse Li. “Eles veem uma nova esperança.” Para ajudar os cafeicultores de Yunnan como Li, um comitê de especialistas em café da Associação Técnica de Xangai não só ajuda com financiamento e equipamentos, mas também fornece especialistas em cultivo e marketing.

“Queremos que os especialistas os ajudem a encontrar maneiras de melhorar sua safra”, disse Zhou Fang, secretário-geral do comitê. “Queremos fazer da nova fábrica um modelo para o processamento de grãos de café verde em Yunnan.”
A indústria de café de Yunnan agora está implantando algumas das tecnologias mais avançadas do mundo, incluindo fermentação anaeróbica e impregnação com dióxido de carbono.

Em 2012, a Starbucks China abriu o Farmer Support Center em Pu’er para apoiar a indústria local. Cinco anos depois, começou a vender café de grãos de Yunnan. A gigante alimentar suíça Nestlé também administra um centro de café em Yunnan. Coffee Commune é um defensor do café de Yunnan em Xangai. Foi fundada pelo alemão Eric Baden, 53, que agora é seu presidente-executivo.

Farms in remote mountains fill Shanghai's coffee cups - SHINE News

Baden está na China há mais de duas décadas, onde atuou na indústria química. Sua vida se entrelaçou com a vida dos cafeicultores de Yunnan por acaso. “Eu me envolvi um pouco com um abrigo para deficientes físicos sem-teto em Xangai”, disse Baden ao Shanghai Daily. “Foi uma grande surpresa para mim ver como era difícil para eles ganhar a vida. Comecei a pensar no que poderia ser feito. ”

Ele explicou que topou com alguém que havia começado uma pequena torrefação de café há cerca de 10 anos. O negócio não estava florescendo muito, mas o homem permaneceu otimista. Assim, Baden decidiu aprender sobre torrefação de grãos de café. “Tudo começou como uma linha secundária”, disse ele. “Porém, quanto mais eu me dedicava a isso, mais percebia o quanto é necessário um grande investimento para um negócio de sucesso.”

Posteriormente, Baden abriu sua própria empresa para ajudar pequenos empresários no negócio. Ele decidiu deixar seu trabalho com produtos químicos para se dedicar em tempo integral à empresa. “Eu realmente precisava aprender tudo o que pudesse sobre o café, então fui para uma escola de café em Yunnan para aprender o negócio de baixo para cima, do cultivo ao processamento, torrefação, classificação e fermentação”, disse ele. “Agora sou um juiz internacional de café.”

No processo, Baden entrou em contato com os lutadores de café de Yunnan. “Quebrou meu coração ver as condições em que viviam essas pessoas muito sinceras e trabalhadoras”, disse ele. “É uma vida muito difícil nas montanhas. E eles tinham que sair independentemente do clima para cuidar de suas plantas. Eles viviam em habitações muito básicas. Muitas aldeias nem tinham instalações sanitárias adequadas. ”

Mas havia motivos para esperança. “Yunnan produz cerca de 130.000 toneladas ( 2,167 milhões de sacas ) de café arábica todos os anos”, disse ele. “É um dos 10 a 12 maiores produtores de café arábica do mundo. Mas a maior parte desse café é vendida como qualidade inferior a preços muito baixos nos mercados internacionais. ”

Ele disse que algumas empresas maiores podem sobreviver ou até mesmo ganhar algum dinheiro, mas os pequenos agricultores não podem nem mesmo cobrir seus custos. Alguns ficam desanimados e simplesmente desistem, mudando-se para as cidades para fazer trabalho manual.

“Eles eram como as pessoas de quem cuidávamos no abrigo, pessoas que perderam a esperança”, disse ele. “Para impedir que isso aconteça, o Coffee Commune está tentando ajudar os pequenos agricultores a ganhar uma vida decente.”

Farms in remote mountains fill Shanghai's coffee cups - SHINE News

Baden e sua equipe mostram aos agricultores interessados ​​no cultivo de cafés especiais como focar na qualidade, ensinando-lhes como cuidar das plantas, como fertilizá-las e regá-las e quando colher as cerejas do café. “Nós os ensinamos como obter o café da melhor qualidade com seu trabalho árduo, incluindo processamento e aquisição de equipamentos”, disse ele.

Em 11 de abril, Baden e Jiang Feng, líder da equipe de especialistas do comitê de café e técnico do Campeonato Barista da China, concederam 83 pontos pelo café de Li em uma degustação. “Isso significa que não é apenas um café especial, mas, na verdade, um café especial premium”, disse Baden.

Os juízes disseram que o café de Li carrega o sabor do chá Pu'er. “Já tomamos café com sabor de frutas, chá preto ou até chá oolong, mas é raro encontrar um café com sabor tão próximo ao chá Pu'er”, disse Jiang. “Isso pode ter algo a ver com o solo e os métodos de plantio locais. É um recurso especial que pode criar uma marca de alto perfil. ”

Baden disse que a chave para o futuro do café de Yunnan é melhorar a qualidade. Quanto mais os produtores perceberem que seu café pode alcançar altas classificações e que a qualidade traz preços mais altos, mais confiantes eles ficarão, acrescentou.

De acordo com Zhou, Xangai em breve construirá o Hongqiao International Coffee Harbor, um importante centro comercial de grãos de café verde. Isso deve ajudar a apoiar as vendas de grãos de Yunnan, disse ele.

Todas as manhãs, ao amanhecer, durante a minha estadia na remota aldeia de Manzhuang, na província de Yunnan, sou acordado pelo canto do galo. Galos e galinhas correm pelo topo das paredes, ao longo de estradas montanhosas esburacadas e em torno de casas de fazenda, mas há um lugar onde você não encontra as aves - na encosta íngreme e em terraço das plantações de café.

Farms in remote mountains fill Shanghai's coffee cups - SHINE News

Os fazendeiros de Manzhuang, também despertados pelos galos cacarejantes, levantam-se ao amanhecer para subir a montanha para colher os frutos do café. Eu me junto a eles, caminhando ao longo de caminhos de montanha estreitos sem barreiras de segurança. Quase escorrego várias vezes durante a escalada.

Lembro-me do poeta Li Bai da Dinastia Tang (618-907 dC), que escreveu em seu poema “The Arduous Road to Shu:” “Tão perigoso, tão alto! É mais difícil ir para Shu do que subir para o céu.

A encosta da montanha é densamente arborizada. As árvores criam uma semi-escuridão que pode ser um pouco assustadora para um recém-chegado. Para os cafeicultores, no entanto, é apenas o caminho diário para o trabalho.

Sun Desheng, 45, é cafeicultor há 20 anos. “Os processos agora são muito mais complicados do que no passado”, ele me diz. “É exigente. Agora tenho um rendimento menor, mas grãos de alta qualidade. ”

Os aldeões são trabalhadores e espertos. Depois que o governo de Xangai ajudou a vila a construir uma fábrica de café, eles próprios fizeram alguns dos equipamentos, incluindo a adaptação de uma velha máquina de descasque de arroz para descascar grãos de café.

Devido à diferença de horário, o dia em Manzhuang é mais longo do que em Xangai. Quando os residentes de Xangai estão jantando depois de escurecer, ainda está claro na aldeia. Os dias mais longos são ideais para secar os grãos de café no solo.

Eu como com os aldeões. A tarifa geralmente envolve pratos locais picantes. A especialidade do macarrão de arroz, no entanto, tem um sabor mais suave. Insetos fritos, como gafanhotos, também são populares entre os habitantes locais.

Os insetos abundam na área, o que é um pouco perturbador para uma garota da cidade. Quando acendo a luz do banheiro à noite, grandes mariposas esvoaçam. Também há aranhas no meu pequeno quarto de hóspedes.

Em um sonho, eu visualizo o futuro do café de Yunnan. Plantações em todos os lugares e plantas de processamento estrategicamente localizadas Os grãos são ensacados e entregues em pontos no país e no exterior. O café de Yunnan tem uma reputação crescente, e a vida dos agricultores locais se beneficia disso.

Liu Daiyu, vice-diretor da Divisão de Comércio e Negócios do Departamento de Comércio da Província de Yunnan, disse-me que Xangai é um mercado privilegiado para os grãos de café. Vou me lembrar de tomar uma xícara de café Yunnan quando chegar em casa.

Fonte Shine.cn Tradução da Agnocafé


Comentarios

Inserir Comentário
Contrato Cotação Variação
Julho 197,90 - 1,50
Setembro 196,95 - 1,45
Dezembro 196,05 - 1,45
Contrato Cotação Variação
Julho 3.420 + 18
Setembro 3.356 + 20
Novembro 3.288 + 20
Contrato Cotação Variação
Julho 246,30 - 2,00
Setembro 238,95 - 2,85
Dezembro 236,00 - 1,10
Contrato Cotação Variação
Dólar 5,1300 - 0,13
Euro 5,5740 - 0,26
Ptax 5,1270 - 0,53
  • Varginha
    Descrição Valor
    Duro/riado/rio R$ 1060,00
    Moka R$ 1240,00
    Safra 23/24 20% R$ 1190,00
    Peneira 15/16 R$ 1250,00
  • Três Pontas
    Descrição Valor
    Duro/riado/rio R$ 1080,00
    Peneira 17/18 R$ 1280,00
    Safra 23/24 15% R$ 1200,00
    Safra 23/24 25% R$ 1170,00
  • Franca
    Descrição Valor
    Duro/Riado 15% R$ 1120,00
    Cereja 20% R$ 1220,00
    Safra 23/24 15% R$ 1200,00
    Safra 23/24 25% R$ 1180,00
  • Patrocínio
    Descrição Valor
    Safra 23/24 15% R$ 1200,00
    Safra 23/24 25% R$ 1180,00
    Peneira 17/18 R$ 1280,00
    Variação R$ 1230,00
  • Garça
    Descrição Valor
    Escolha kg/apro R$ 15,30
    Safra 23/24 20% R$ 1190,00
    Safra 23/24 30% R$ 1170,00
    Duro/Riado 30% R$ 1100,00
  • Guaxupé
    Descrição Valor
    Duro/riado 25% R$ 1120,00
    Safra 23/24 15% R$ 1200,00
    Safra 23/24 25% R$ 1180,00
    Rio com 20% R$ 1050,00
  • Indicadores
    Descrição Valor
    Cepea Arábica R$ 1124,07
    Cepea Conilon R$ 949,34
    Agnocafé 23/24 R$ 1200,00
    Conilon/Vietnã R$ 1210,00
  • Linhares
    Descrição Valor
    Conilon T. 6 R$ 972,00
    Conilon T. 7 R$ 964,00
    Conilon T. 7/8 R$ 957,00