Morre um dos responsáveis pela revolução agrícola na Chapada Diamantina
O empresário agrícola Ivo Borré, dono da Fazenda Progresso, morreu aos 63 anos, nesta terça-feira (15), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A causa da morte dele não foi divulgada.
O agricultor nasceu em Porto Xavier, no Rio Grande do Sul e era morador de Mucugê, cidade que fica na Chapada Diamantina. O agricultor Ivo Borré chegou na região em 1984, quando fundou a Fazenda Progresso, que fica entre os municípios de Mucugê e Ibicoara e detém importantes marcas de produtos da agricultura.
No local, ele se tornou responsável por um dos maiores conglomerados do agronegócio no Brasil e se destacou como produtor de uvas viníferas e batatas, além de exportador de café.
Em abril de 2017, Ivo Borré recebeu da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o título de cidadão baiano por causa do destaque no agronegócio da Chapada Diamantina. O ex-secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, lamentou o falecimento do empresário nas redes sociais.
“Nesta tarde, partiu para brilhar lá no Céu, Seu Ivo Borré. Grande visionário que abraçou a Bahia, ainda na década de 80 e hoje é essa potência da Fazenda Progresso. Meus sentimentos aos familiares”, disse. O ex-governador da Bahia, Paulo Souto, também manifestou pesar nas redes sociais.
"Registro com grande pesar o falecimento de Ivo Borré, um empresário da área agrícola que talvez os baianos conheçam pouco, mesmo porque era um homem muito discreto, mais que foi um dos grandes responsáveis por uma verdadeira revolução agrícola na Chapada Diamantina", registrou Paulo Souto.