AgnoCafe - O Site do Cafeicultor
Assunto: Categoria de noticia: Data:
Imprimir notícia

Ingerir café pode diminuir risco de arritmias cardíacas, segundo estudo


Tomar Café não irá fazer o seu coração disparar. Pelo contrário, segundo estudo publicado nesta segunda-feira (19) na revista científica Jama Internal Medicine. O trabalho descobriu que o hábito de ingerir café está associado à diminuição dos riscos de desenvolver arritmias cardíacas, como a fibrilação arterial, caracterizada por uma frequência cardíaca irregular e muitas vezes acelerada, que geralmente provoca má circulação sanguínea.

O estudo analisou o consumo de café de mais de 386 mil pessoas, por um período de três anos, comparando-o com ocorrências de arritmias cardíacas, incluindo a fibrilação arterial.

Após descartar hábitos e doenças que poderiam causar palpitações, os pesquisadores descobriram que “cada xícara de café consumida estava associada à diminuição em 3% dos riscos de incidência de arritmia”, escreveu o professor Gregory Marcus, da divisão de cardiologia da Universidade da Califórnia e um dos autores do estudo.

O gene do café

Os autores também investigaram genes associados à agitação provocada pelo café. O CYP1A2,  chamado de “gene do café”, ajuda no metabolismo da cafeína. Pessoas que têm esses genes ativos – o que pode ser afetado por hábitos como fumar – metabolizam o café normalmente. O que significa que esses indivíduos podem tomar café sem sentir nenhum efeito colateral.

No entanto, quando há alguma mutação nesse gene, o organismo pode passar a metabolizar o café mais lentamente, fazendo com que os efeitos da cafeína tenham uma duração maior ou sejam mais sentidos. O estudo não identificou nenhuma associação significativa entre a difuldade para metabolizar o café e o desenvolvimento de arritmia.

A ideia de que o café causa palpitações surgiu de estudos menores e antigos, incluindo um que focava exclusivamente em médicos do sexo masculino, escreveram Marcus e sua equipe da Universidade da Califórnia. Atualmente, a ciência tem uma visão diferente. Uma revisão de 201 meta-análises revelou que o consumo moderado de café é, provavelmente, mais benéfico do que prejudicial à saúde, segundo Marcus.

Além disso, já foram descobertos diversos outros potenciais benefícios da cafeína e do café, como redução dos riscos de câncer, diabetes, doenças cardíacas e mortalidade em geral, de acordo com o estudo.


Comentarios

Inserir Comentário
Contrato Cotação Variação
Setembro 332,30 - 3,25
Dezembro 315,90 - 2,00
Março 304,55 - 1,30
Contrato Cotação Variação
Setembro 3.806 + 19
Novembro 3.795 + 29
Janeiro 3.773 + 29
Contrato Cotação Variação
Setembro 404,00 + 2,90
Dezembro 385,00 - 0,05
Março 384,00 + 3,30
Contrato Cotação Variação
DXY 99,70 + 0,28
Dólar 5,1110 + 0,53
Euro 5,8980 + 0,36
Ptax 5,0963 + 0,11
  • Varginha
    Descrição Valor
    Duro/riado/rio R$ 1580,00
    Certificado 20% R$ 1940,00
    Peneira14/15/16 R$ 2000,00
    Safra 25/26 20% R$ 1920,00
  • Três Pontas
    Descrição Valor
    Miúdo 14/15/16 R$ 1640,00
    Duro/riado/rio R$ 1600,00
    Safra 25/26 18% R$ 1920,00
    Certificado 15% R$ 1950,00
  • Franca
    Descrição Valor
    Moka R$ 1720,00
    Duro/Riado 15% R$ 1620,00
    Cereja 20% R$ 1970,00
    Safra 25/26 15% R$ 1930,00
  • Patrocínio
    Descrição Valor
    Rio com 20% R$ 1450,00
    Safra 25/26 15% R$ 1930,00
    Safra 25/26 30% R$ 1900,00
    Peneira 17/18 R$ 2100,00
  • Garça
    Descrição Valor
    Escolha kg/apro R$ 12,00
    Duro/Riado 15% R$ 1500,00
    Safra 25/26 20% R$ 1920,00
    Safra 25/26 30% R$ 1880,00
  • Guaxupé
    Descrição Valor
    Duro/riado 20% R$ 1600,00
    600 defeitos R$ 1680,00
    Safra 25/26 15% R$ 1930,00
    Safra 25/26 25% R$ 1910,00
  • Indicadores
    Descrição Valor
    Conilon/Vietnã R$ 1128,00
    Agnocafé 25/26 R$ 1930,00
    Cepea Arábica R$ 1732,12
    Cepea Conilon R$ 1089,15
  • Linhares
    Descrição Valor
    Conilon T. 6 R$ 1130,00
    Conilon T. 7 R$ 1120,00
    Conilon T. 7/8 R$ 1110,00