Gala Coffestival do Egito reúne amantes de café e marcas
A fascinante fragrância de café encheu um hotel chique na capital do Egito, Cairo, durante a terceira edição do festival anual de café do país.
Apelidado de Coffestival, o evento de três dias que já terminou no sábado, reuniu profissionais, marcas locais de cafés especiais, cafés, distribuidores e amantes da cafeína.
Com música jazz ao vivo na gala, os visitantes exploraram muitas especialidades de café diferentes, métodos de preparação, bem como máquinas de fazer café e moer.
"Nosso objetivo é desenvolver a cultura do café no Egito e comercializar nossos novos produtos para os amantes do café", disse Mohammed Amir, gerente de uma marca de café local, à Xinhua.
"É uma celebração do café e é importante para os egípcios que amam café", acrescentou Amir.
De acordo com a divisão de café da Câmara de Comércio do Cairo, o Egito importa cerca de 70 mil toneladas de café anualmente, e o país árabe mais populoso importa todo o seu consumo de café por causa de seu clima inadequado para o cultivo do café.
O café é a segunda principal bebida popular depois do chá no Egito, disse a câmara.
"Nós nos preocupamos com o gosto dos clientes. É por isso que trabalhamos para desenvolver nossos produtos de café e servir o café de maior valor", disse Khater Abdul-Mohsen, funcionário de uma empresa iemenita que trabalha no Egito, à Xinhua
Abdul-Mohsen disse que sua empresa usa grãos de café de alta qualidade cultivados no Iêmen, e sua marca está trabalhando para atrair mais amantes do café egípcio, servindo café delicioso e acessível.
Para uma empresa recém-criada no Egito, o festival é uma grande oportunidade para a empresa comercializar seus produtos e permitir que os amantes do café vejam a arte de fazer café com seus próprios olhos, observou ele.
"Também podemos encontrar profissionais do setor de outras empresas egípcias para trocar conhecimentos e fazer negócios", revelou Abdul-Mohsen.
Para os amantes do café, o festival dá-lhes um vislumbre dos melhores torrefadores de especialidades e cafeterias para desfrutar de uma cultura cafeeira única.
"Sou viciado em café e quero aprender mais sobre café. É por isso que estou aqui", disse à Xinhua Abdul-Aziz al-Fiqi, médico do Cairo, durante sua visita aos estandes do festival.
"Ver tantas marcas de café me ajuda a escolher o melhor sabor e a mais alta qualidade... O festival permite que os amantes escolham seu café favorito entre uma grande variedade de produtos", disse Al-Fiqi, que visitou o festival pela primeira vez.