Morre a rainha Elizabeth II, a monarca mais longeva da história do Reino Unido
A rainha Elizabeth II, a monarca mais longeva do Reino Unido, com um reinado de 70 anos, morreu aos 96 anos, informou o Palácio de Buckingham nesta quinta-feira. "A rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde", disse o Palácio de Buckingham em comunicado. Seu filho mais velho, Charles, de 73 anos, torna-se automaticamente rei do Reino Unido e chefe de Estado de 14 outros reinos, incluindo Austrália, Canadá e Nova Zelândia.
No último ano, com a saúde já debitilada, a rainha passou a transferir cada vez mais tarefas ao príncipe Charles e outros membros seniores da família real. Nos últimos meses, enquanto se recuperava da covid-19, começou a usar uma bengala e passou a ter dificuldades para se locomover.
Com a sua morte, o príncipe Charles, de 73 anos, se torna o novo rei do Reino Unido. Ele é o herdeiro que mais tempo ficou à espera para se tornar o monarca britânico e é o mais velho a assumir o trono. Mas ainda não se sabe quando isso acontecerá.
A morte da rainha desencadeia um período de luto nacional no qual o Parlamento não aprova leis. Os apresentadores da televisão da BBC usarão roupas de luto e está previsto que a rainha será enterrada na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor