Alerta: Previsão de chuvas intensas nos próximos dias em SP, MG, RJ e ES
Modelos atmosféricos indicam que o canal primário de umidade da Amazônia atuará na direção do Centro do país na próxima semana com previsão de muitos dias seguidos de instabilidade e chuva. Como resultado disso a expectativa é de acumulados altos de precipitação no período, especialmente entre o Espírito Santo e Minas Gerais.
Por outro lado, no fim de semana o sol aparece com variação de nuvens em todo o Sudeste e esquenta. Simultaneamente a temperatura ficará elevada com previsão de calor. Na Metade Oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e Nordeste de Minas Gerais a temperatura sobe mais com máximas que poderão oscilar ao redor de 33 a 35°C. Em grande parte dos municípios da região a temperatura irá oscilar entre 27 e 29°C.
O calor associado a umidade poderá provocar pancadas isoladas de chuva com temporais isolados a tarde. No sábado o maior risco de tempestades é sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo e em parte do Vale do Paraíba e divisa Norte de São Paulo. Nesse interim o volume de chuva será irregular com possibilidade de volume alto localizado.
Já no domingo, os temporais apesar de isolados podem ser mais intensos com risco de granizo e raios. Pode chover forte em pontos isolados. Mapa do modelo WRF indica núcleos de chuva forte a torrencial na Metade Sul de São Paulo e em parte do Norte de Minas Gerais.
Uma frente fria chega ao Centro do país ao longo do feriado da Proclamação da República e ao se conectar ao canal primário de umidade proveniente da Amazônia atua de forma semi-estacionária por vários dias seguidos. Em alguns dias esse sistema atua mais ao Sul em outros mais ao Norte. Na maior parte do período a chuva atinge com mais força entre Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Oeste da Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Como resultado os acumulados de precipitação podem ser altos com risco de excesso de precipitação nessas áreas. O ar quente antecipa a chegada da frente fria irá deflagar temporais na primeira metade da semana entre São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Sul de Minas Gerais. Na segunda metade da semana os temporais atuam mais ao norte entre Minas Gerais, Tocantins, interior da Bahia, Mato Grosso, Pará e Amazonas. Os temporais poderão gerar vendavais, raios e granizo isolados.
Modelo europeu com projeção de chuva para os próximos 10 dias também converge para um solução que indica excesso de precipitação, sobretudo, entre o Centro/Norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Nessas áreas o acumulado projetado supera os 150 podendo chegar a 300 mm em alguns pontos com alto potencial de transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.