Senar Paraná: cartilha reúne cursos voltados para cafeicultura
Na década de 1960, a cafeicultura foi fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Paraná. Na época, o Estado era o maior produtor de café do Brasil e esteve entre os líderes da produção mundial. Ao longo dos anos, o perfil das lavouras cafeeiras paranaenses mudou e hoje se destacam pela qualidade dos grãos, envolvendo cerca de 8 mil produtores. O grão paranaense tem reconhecimento no mercado de cafés especiais, conquistando prêmios em competições regionais e nacionais.
Com o intuito de fortalecer ainda mais essa cadeia produtiva, o SENAR-PR elaborou um guia que reúne informações sobre as capacitações relacionadas à atividade, incluindo detalhes sobre características, duração, pré-requisitos e outros aspectos relevantes. No total são 15 títulos que englobam desde temas diretamente ligados à produção, manejo e degustação do café até outras questões essenciais para o sucesso das propriedades cafeicultoras.
A cartilha está disponível na versão impressa e em formato PDF no site do Sistema FAEP/SENAR-PR. Os cursos do SENAR-PR são gratuitos e com emissão de certificado.
No material, todos os cursos possuem um QR Code, que leva para o catálogo do SENAR-PR. Na página, os interessados podem verificar a capacitação mais próxima e entrar em contato com o sindicato rural para efetivar a inscrição. Em caso de indisponibilidade de turmas para a capacitação desejada, o produtor e/ou trabalhador rural pode fazer a solicitação via sindicato rural ou escolher ser avisado por celular ou e-mail quando abrirem novas inscrições.
Além das informações sobre os cursos, a cartilha conta com uma linha de aprendizagem, ou seja, uma sequência de capacitações recomendada pelo SENAR-PR para a formação completa na área.
Os títulos que compõem a cartilha são: “Manejo do solo em propriedades rurais”, “Fertilidade de solo”, “Café – plantio”, “Café – podas e desbrotas”, “Café – manejo de pragas e doenças”, “Café – colheita manual”, “Café – processamento e secagem”, “Comercialização de café”, “Degustador de café – classificação oficial brasileira”, “Degustador de café – cafés especiais”, “Introdução à gestão rural”, “Planejamento, controle e gerenciamento” e “Técnicas de negociação”.
Além disso, o material conta com informações sobre os programas Empreendedor Rural (PER) e Herdeiros do Campo.