Vietnã: 219 amostras de café robusta e arábica atenderam ao padrão
O Concurso de Cafés Especiais do Vietnã de 2024 escolheu 129 amostras que atendem ao requisito. O café robusta contribui com 83 amostras, enquanto o café arábica responde por 46.
Após uma análise rigorosa, a competição identificou 129 amostras que atendiam a requisitos especializados, incluindo 83 cafés robusta e 46 arábicas. Os organizadores escolheram então as três melhores amostras de cafés especiais robusta e arábica da mais alta qualidade para premiar.
A Vietnam Organic Agriculture and Food Company Limited (Lam Dong) ganhou o primeiro prêmio para o café robusta, seguida pela Phan Em Coffee (Dak Lak) e pela The Espresso Farm Joint Stock Company (Lam Dong).
A Pun Coffee Limited Liability Company (Quang Tri) ganhou o primeiro prêmio para o café arábica, seguida pela MTV Forest - Forest Coffee Limited Liability Company (Kon Tum) pelo segundo lugar e pela Pun Coffee Limited Liability Company (Quang Tri) pelo terceiro lugar. Além disso, foram concedidas honras especiais à Phan Em Coffee (Dak Lak) pela amostra de café robusta mais popular e à Bui Coffee Supply (Lam Dong) pela amostra de café arábica mais popular.
O Concurso de Cafés Especiais do Vietnã 2024 foi inaugurado em setembro de 2023 e contou com a participação de 81 unidades cafeeiras de oito províncias do país. Foram inscritas 144 amostras/lotes, totalizando 255 toneladas. O concurso de 2024 seguiu a ideia de avaliação cega, com duas rodadas: preliminar e final, utilizando critérios e métodos de avaliação em conformidade com as normas da Specialty Coffee Association (SCA) e do Coffee Quality Institute (CQI).
De acordo com a avaliação dos organizadores, apesar do forte aumento dos preços do café, que coloca desafios à sustentabilidade de toda a cadeia de abastecimento, o ano registou um crescimento notável em todos os indicadores relevantes, incluindo o número de amostras e a produção de café participantes na competição, a proporção de amostras que atendem aos padrões de especialidade e as pontuações das amostras vencedoras de robusta.
Segundo Nguyen Thien Van, Vice-Presidente do Comitê Popular da Província de Dak Lak, a jornada de 6 anos do concurso "Cafés Especiais do Vietnã", bem como atividades como pesquisa e aplicação de novas tecnologias, treinamento, promoção, nacional e a promoção do comércio internacional e a exportação de cafés especiais vietnamitas de alto valor demonstram que as atividades de desenvolvimento do setor de cafés especiais estão estreitamente alinhadas com os objetivos definidos.
O Comitê Popular da Província de Dak Lak aprecia muito o papel organizacional e de rede da Associação de Café Buon Ma Thuot na continuidade das atividades de competição e desenvolvimento de cafés especiais vietnamitas nos últimos seis anos.
As autoridades provinciais esperam que a Associação continue a liderar na organização de eventos significativos para ligar e promover a realidade de "Buon Ma Thuot - a capital mundial do café".
No nível local, com a responsabilidade de possuir a Indicação Geográfica do Café Buon Ma Thuot, bem como dirigir e apoiar o Concurso de Cafés Especiais do Vietnã, a localidade continuará a fornecer apoio prático para o desenvolvimento do café Buon Ma Thuot, particularmente para o desenvolvimento do café especial vietnamita", afirmou o Sr. Van.