Projeto de Honduras destaca cafeicultura sustentável em feira internacional
O projeto Solidaridad, em Honduras, está empenhado em apoiar os pequenos produtores e a cafeicultura sustentável, este ano participou ativamente do recente evento da Associação de Cafés Especiais (SCA).
Durante este encontro, a organização destacou a importância de estabelecer alianças comerciais, apostar em práticas sustentáveis e conhecer o mercado cafeeiro internacional para o desenvolvimento da indústria.
Para nós é importante estar presente nestes espaços porque nos permitem interagir e conhecer todos os principais intervenientes da cadeia de valor, principalmente o mercado, saber o que necessitam e saber como essas necessidades do mercado são transferidas para os pequenos organizações de produtores para oferecer soluções “medidas integrais que permitam a transformação na cadeia de valor” - afirmou Melissa López, Especialista em Gênero da Solidaridad em Honduras.
Deve-se notar que esta organização busca transformar as cadeias de valor produtivas e tem diferentes projetos e programas que ajudam os pequenos e médios produtores a agregar valor ao café através da assistência técnica inclusiva e da implementação de práticas climaticamente inteligentes.
“Acho incrivelmente bom saber transmitir esse conhecimento aos nossos produtores para as nossas médias e grandes empresas, mas o nosso foco vai além do nosso produtor como tal, que deve ter em conta a importância de encontrar aqui ligações, contactos, saber como para O mundo do café está se movendo e acima de tudo aprendemos a valorizar o café especial, o que é melhor quando temos apoio, gestão de projetos de entidades como IHCAFE, Solidaridad ou alianças conjuntas” – nos diz Mary Portillo, representante da Cooperativa Capucas .
Estabelecer alianças empresariais: Fornece uma plataforma para a criação de redes e conexões comerciais, fortalecendo assim a cadeia de valor do café.
Aposta na Cafeicultura Sustentável: Incentiva a adoção de práticas responsáveis que promovam a sustentabilidade ambiental, social e econômica na produção de café.
Conhecer o Mercado Internacional de Café: Oferece a oportunidade de compreender as tendências e demandas do mercado global, permitindo que os produtores se adaptem e concorram de forma eficaz.
“Estamos em um dos eventos mais representativos da comercialização de café no mundo, os SCA 2024 são realmente espaços onde os produtores podem conhecer seus melhores aliados comerciais, com o Solidaridad estamos unidos pelo sentimento de poder contribuir para uma produção sustentável e equitativa e acima de tudo mais justo e com resultados para todos” - nos conta o vice-ministro da Cultura Cafeeira Carlos Murillo.