Um rio atmosférico devastador provocará grandes inundações nos Estados Unidos
Esta semana o NWS dos Estados Unidos prevê chuvas fortes, acumulações pronunciadas e inundações localizadas devido a uma depressão em processo de ciclogênese explosiva. As zonas mais afetadas serão a Califórnia e o Oregon, onde se farão sentir os efeitos de um grande rio atmosférico.
Os rios atmosféricos (RA) são classificados de 1 a 5, definindo as categorias “fraco”, “moderado”, “forte”, “extremo” e “excecional”. A classificação baseia-se nas quantidades de vapor de água transportadas no interior de um rio atmosférico, tendo como referência uma duração padrão de 24 a 48 horas.
Os rios atmosféricos (RA) são incursões ou faixas de transporte relativamente estreitas, ricas em vapor de água, que avançam das regiões tropicais para as latitudes médias, impulsionadas por ventos fortes. São potenciais precursores e geradores de precipitação persistente, por vezes intensa, sobre áreas terrestres que podem levar a inundações regionais.
Uma poderosa depressão vai desenvolver-se ao largo da costa oeste dos Estados Unidos, no nordeste do Oceano Pacífico, durante um processo de ciclogênese explosiva, com ventos muito intensos nas camadas inferiores da atmosfera.
A poderosa depressão conterá no seu interior um rio atmosférico intenso e de longa duração, capaz de trazer até 600 mm de chuva. Os especialistas preveem a formação de um rio atmosférico potencialmente destrutivo de categoria 4. Alguns cenários sugerem que poderá atingir a categoria 5. Recorde-se que as categorias dos rios atmosféricos se baseiam na sua intensidade e duração. As categorias 4 e 5 são consideradas “potencialmente perigosas”.