AgnoCafe - O Site do Cafeicultor
Assunto: Categoria de noticia: Data:
Imprimir notícia

Beber café pela manhã pode reduzir risco de morte, sugerem cientistas


O horário em que você bebe café pode reduzir o risco de morte prematura, aponta uma nova pesquisa publicada na revista científica European Heart Journal nesta quarta-feira (8/1).

O estudo revelou que pessoas que consumiam café pela manhã apresentavam menor risco de morte por doenças cardiovasculares e menor taxa de mortalidade geral em comparação com aqueles que bebiam café ao longo do dia.

Lu Qi, principal pesquisador do estudo e diretor do Centro de Pesquisa de Obesidade da Universidade Tulane, explica que, embora o estudo não tenha identificado uma causa direta, uma possível explicação para os benefícios do café pela manhã é que o consumo à tarde ou à noite poderia interferir no relógio biológico, o que prejudica o ritmo circadiano.

“Nossas descobertas indicam que não é apenas se você bebe café ou quanto, mas a hora do dia que é importante”, afirma Qi, que também é professor da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Beber café de manhã pode reduzir risco de morte

O estudo analisou 40.725 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição dos EUA (NHANES) entre 1999 e 2018. Na pesquisa, os participantes foram questionados sobre seus hábitos alimentares, incluindo quanto e quando bebiam café.

Também foi incluído um subgrupo de 1.463 pessoas que registraram sua ingestão de alimentos e bebidas durante uma semana inteira. Ao vincular essas informações a registros de mortes e as causas ao longo de um período de nove a 10 anos, os cientistas obtiveram resultados significativos.

Entre os participantes, cerca de 36% consumiam café pela manhã, 16% ao longo do dia e 48% não bebiam café. Comparados aos que não consumiam a bebida, os bebedores matinais apresentaram 16% menos chance de morrer por qualquer causa e 31% menos chance de falecer devido a doenças cardiovasculares. Já para os que consumiam café ao longo do dia, não houve redução no risco de mortalidade.

Os benefícios foram observados tanto em bebedores moderados (duas a três xícaras) quanto em pesados (mais de três xícaras), enquanto os leves (uma xícara ou menos) apresentaram uma redução menor no risco.

Qi explica que este é o primeiro estudo a avaliar como o horário do consumo de café afeta a saúde. “Normalmente não damos conselhos sobre tempo em nossas orientações alimentares, mas talvez devêssemos pensar sobre isso no futuro”, sugere o professor.

Ciclo circadiano

Embora os resultados sejam promissores, o estudo não explica exatamente por que o café pela manhã está associado aos benefícios. Uma das explicações sugeridas é que o consumo de café à tarde ou à noite pode interferir nos ritmos circadianos do corpo, de modo a prejudicar a produção de melatonina e alterar fatores de risco cardiovascular, como a pressão arterial e a inflamação.

Em um editorial que acompanha o artigo, o professor Thomas F. Lüscher, do Royal Brompton and Harefield Hospitals, de Londres, comenta que a pesquisa oferece uma base sólida para o consumo matinal de café, destacando que a interrupção do ritmo circadiano pode ser a explicação.
“Nas horas da manhã, geralmente há um aumento acentuado na atividade simpática quando acordamos e saímos da cama, um efeito que desaparece durante o dia e atinge seu nível mais baixo durante o sono. Assim, é possível, como os autores apontam, que beber café à tarde ou à noite interrompa o ritmo circadiano da atividade simpática”, esclarece.

Segundo ele, mais estudos são necessários para validar essas descobertas em outras populações e entender melhor os efeitos do horário do consumo de café na saúde cardiovascular.

Comentarios

Inserir Comentário
Contrato Cotação Variação
Setembro 332,30 - 3,25
Dezembro 315,90 - 2,00
Março 304,55 - 1,30
Contrato Cotação Variação
Setembro 3.806 + 19
Novembro 3.795 + 29
Janeiro 3.773 + 29
Contrato Cotação Variação
Setembro 404,00 + 2,90
Dezembro 385,00 - 0,05
Março 384,00 + 3,30
Contrato Cotação Variação
DXY 99,70 + 0,28
Dólar 5,1110 + 0,53
Euro 5,8980 + 0,36
Ptax 5,0963 + 0,11
  • Varginha
    Descrição Valor
    Duro/riado/rio R$ 1580,00
    Certificado 20% R$ 1940,00
    Peneira14/15/16 R$ 2000,00
    Safra 25/26 20% R$ 1920,00
  • Três Pontas
    Descrição Valor
    Miúdo 14/15/16 R$ 1640,00
    Duro/riado/rio R$ 1600,00
    Safra 25/26 18% R$ 1920,00
    Certificado 15% R$ 1950,00
  • Franca
    Descrição Valor
    Moka R$ 1720,00
    Duro/Riado 15% R$ 1620,00
    Cereja 20% R$ 1970,00
    Safra 25/26 15% R$ 1930,00
  • Patrocínio
    Descrição Valor
    Rio com 20% R$ 1450,00
    Safra 25/26 15% R$ 1930,00
    Safra 25/26 30% R$ 1900,00
    Peneira 17/18 R$ 2100,00
  • Garça
    Descrição Valor
    Escolha kg/apro R$ 12,00
    Duro/Riado 15% R$ 1500,00
    Safra 25/26 20% R$ 1920,00
    Safra 25/26 30% R$ 1880,00
  • Guaxupé
    Descrição Valor
    Duro/riado 20% R$ 1600,00
    600 defeitos R$ 1680,00
    Safra 25/26 15% R$ 1930,00
    Safra 25/26 25% R$ 1910,00
  • Indicadores
    Descrição Valor
    Conilon/Vietnã R$ 1128,00
    Agnocafé 25/26 R$ 1930,00
    Cepea Arábica R$ 1732,12
    Cepea Conilon R$ 1089,15
  • Linhares
    Descrição Valor
    Conilon T. 6 R$ 1130,00
    Conilon T. 7 R$ 1120,00
    Conilon T. 7/8 R$ 1110,00