Cooxupé teve produção recorde de café processado em 2024
A Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), registrou uma produção recorde de 5,9 milhões de sacas processado em suas unidades industriais em 2024. O volume representou um aumento de 28,2% em relação às 4,6 milhões de sacas processadas no ano anterior.
Segundo a cooperativa, o volume recorde é resultado da adoção de tecnologias de indústria 4.0 nas fábricas da Cooxupé, localizadas no Complexo Japy e na matriz, ambos em Guaxupé, no sul de Minas Gerais, e em Monte Carmelo, na região do Cerrado Mineiro.
“Alcançar essa marca é fundamental, pois conseguimos atender a alta demanda de embarque, exigência do mercado por qualidade e, ao mesmo tempo, reduzir os custos com a terceirização. Isso é reflexo de um trabalho contínuo de melhoria e inovação”, afirmou em nota Tales Silva Costa, gerente de operações da Cooxupé.
O processo de preparo do café começa com a separação dos grãos por dez tamanhos de peneiras, seguido pela ventilação, que elimina impurezas que podem vir da colheita com os grãos. Na seleção eletrônica os grãos são separados por coloração, sendo possível selecionar até 13 tonalidades de cores.