Calor no RJ com marcas extremamente altas e que oferecem risco à vida
A MetSul Meteorologia adverte que a onda de calor no Rio de Janeiro está no seu pico e que hoje e esta terça-feira tendem a ser os piores dias com calor opressivo e em níveis muito perigosos à saúde e à vida, especialmente de pessoas idosas e com comorbidades.
Vários pontos da cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Baixada Fluminense e outras localidades da região metropolitana da capital fluminense devem ter máximas à tarde à sombra entre 40ºC e 42ºC novamente nesta terça. Alguns pontos expostos à ilha de calor urbano podem ter de 43ºC a 44ºC.
Na quarta-feira, embora siga muito quente, o calor deve ceder com máximas de 37ºC a 39ºC, mas superiores em alguns pontos. Na quinta, o calor volta a aumentar e podem ser anotadas máximas de 39ºC a 41ºC. Na sexta, o calor recua novamente, apesar de seguir muito intenso, com máximas de 37ºC a 39ºC.
Os dados indicam que no próximo fim de semana e na primeira metade da semana que vem o calor não daria trégua com marcas todos os dias de 37ºC a 40ºC nos pontos mais quentes da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Uma bolha de calor está instalada no momento no Sudeste do Brasil em padrão de bloqueio atmosférico que reduz a chuva em grande parte da região e traz temperatura muito alta.
NÍVEL DE CALOR INÉDITO NO PROTOCOLO DA PREFEITURA CARIOCA
A cidade do Rio de Janeiro atingiu o nível 4 de calor, o segundo mais crítico definido pela prefeitura, às 12h35 desta segunda-feira. De acordo com o serviço de meteorologia da administração municipal, o nível de calor 4 é acionado quando a temperatura fica entre 40°C a 44°C, com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.