Morre, aos 85 anos, empresário pioneiro no café de qualidade no ES
Vítima de um infarto fulminante, o produtor rural Antenor Zuccon, de 85 anos, morreu na noite desta segunda-feira (19), em Brejetuba, na Região Serrana do Espírito Santo. A maior parte da sua vida foi dedicada ao esforço pioneiro de produzir um café arábica de qualidade, feito que ele conseguiu e pelo qual é reconhecido em todo o segmento cafeeiro.
“Ele foi pioneiro e fez parte da geração que modernizou a cafeicultura arábica do Espírito Santo”, lembra o deputado federal Evair de Melo (PL-ES), amigo de longa data do produtor rural. “Era um conselheiro e foi um dos meus incentivadores para trabalhar a qualidade do café quando iniciamos esse processo nos anos 1990.”
Especialista em café, Evair enumera outros feitos de Zuccon na cafeicultura: “Ele foi pioneiro também no plantio em curvas de nível, no uso de corretivo de solo,no controle de ferrugem e de brocas, no despolpamento de café, na parceria agrícola, no uso de secadores mecânicos e viveiros de semente. Antes, se arrancavam mudas nas lavouras e se repicava tudo”.