Uma frente fria irá avançar de maneira mais abrangente pelo Brasil no final desta semana, mudando as condições do tempo em diversos estados brasileiros. Em especial, dois estados serão particularmente afetados pelas chuvas que estão prestes a se formar: São Paulo e Rio de Janeiro.
O sistema chega aos estados paulista e carioca nesta próxima quinta-feira (03) e causará chuvas persistentes em parte dos municípios que podem perdurar até o domingo (06), causando grandes transtornos para a população.
Frente fria causa volumes de chuva de até 600 mm
Na própria quinta-feira (03), as previsões indicam ocorrência de chuvas ao longo de todo o estado de São Paulo. Chuvas também atingirão o Rio de Janeiro, especialmente o sul fluminense. Essas chuvas virão na forma de pancadas de chuva que se formam especialmente durante a tarde e a noite.
Previsão de probabilidade de chuva na quinta-feira durante a tarde mostra que há grandes possibilidades de chuva em todo o estado de SP e sul do RJ, inclusive na capital paulista.
As chuvas volumosas continuam ainda ao longo da sexta-feira (04). Embora no interior de São Paulo, as pancadas se tornem mais localizadas neste dia, a chuva ainda continua muito intensa e generalizada no litoral sul, no vale do Paraíba e na região metropolitana de São Paulo. Além disso, na sexta-feira as chuvas atingem com mais intensidade o Rio de Janeiro, chegando a praticamente todos os municípios.
Há risco de chuva de 100 mm/dia e ventos intensos de 100 km/h. As tempestades trazem riscos de enchentes, alagamentos, corte no fornecimento de energia elétrica, queda de rvores e descargas elétricas (raios), inclusive nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, o que pode trazer grandes transtornos para a população.
Ao longo do sábado (05) e do domingo (06), as chuvas no interior de São Paulo se tornam pouco frequentes, mas continuam intensas em todo o litoral sul, vale do Paraíba e na região metropolitana. Enquanto isso, as chuvas ganham intensidade em praticamente todo o Rio de Janeiro. os grandes volumes de chuva despejados ao longo de vários dias trazem risco de deslizamentos em áreas de risco que podem ser fatais.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo mostra que, em algumas regiões, as chuvas totais podem ultrapassar os 600 mm ao longo dos próximos dias.
Ao todo, pode chover um volume total de até 600 mm de chuva até o final do domingo (06), como se observa na imagem acima. As regiões mais afetadas serão o litoral de São Paulo e o Rio de Janeiro, onde as chuvas serão generalizadas, constantes e volumosas e há um grande risco de transtornos para a população.