Alerta de perigo para chuvas intensas MS, SC, PR, SP, MG e RJ
Por Matheus Manente da Meteored
Ao longo da próxima quinta-feira (24), uma região de baixa pressão começará a se formar entre a Argentina e o Paraguai, causando chuvas fortes nesses países que podem se estender também para alguns estados do Brasil. Na sexta-feira (25), a baixa pressão vai se aprofundar mais ao leste, configurando um ciclone no oceano Atlântico, na altura dos estados de São Paulo e Paraná. Esse sistema formará pancadas de chuva entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Vamos conferir agora mais detalhes sobre a previsão e quais estados serão mais afetados pelas chuvas, entrando em alerta de perigo.
Tempestades atingem MS, SC, PR, SP, MG e RJ
Já na quinta-feira (24), o avanço dessa baixa pressão pelo continente pode causar chuvas no Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina no início do dia, se estendendo para o norte do Rio Grande do Sul, São Paulo e oeste de Minas Gerais ao longo da tarde e da noite, com pancadas de chuva que podem ser localmente intensas.
Ao longo da sexta-feira (25), conforme o ciclone se configura sobre o oceano atlântico, chuvas continuam se formando em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Existe alta probabilidade de chuva especialmente em São Paulo, com tempestades atingindo inclusive a capital e a região metropolitana do estado.
As pancadas mais fortes se formarão especialmente durante a tarde e a noite, mas chuvas também podem ser registradas durante a madrugada e a manhã.
As tempestades trazem riscos de enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra em encostas, cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e descargas elétricas (raios). Não se exclui a possibilidade de granizo em municípios localizados.
Entre os estados mais afetados, estão:
# Mato Grosso do Sul: acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 mm na região do Pantanal;
# Paraná: acumulados podem ultrapassar os 100 mm no extremo sul do estado;
# Santa Catarina: oeste e norte do estado serão afetados pelas tempestades;
# São Paulo: Pancadas de chuva podem atingir inclusive a capital, causando transtornos;
# Minas Gerais: Pancadas de chuva se formarão especialmente no Alto Paranaíba e no Sul mineiro;
# Rio de Janeiro: Tempestades podem se formar no Sul fluminense e na região metropolitana.
Além disso, vale lembrar que pancadas de chuva também podem se formar em outras partes do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, embora com acumulados menores que não causarão transtornos para a população. Isso inclui o restantes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso.