Highlands Coffee intensifica estratégias de investimento, exportação e IPO
A indústria cafeeira do Vietnã encontra-se numa encruzilhada. Com os preços globais do robusta atingindo níveis recordes e os volumes de produção em queda, o mercado está passando por uma transformação drástica. No âmbito agrícola, investimentos como tecnologia do solo, agricultura regenerativa, treinamento em agronomia e tecnologias como mapeamento por drones e blockchain estão revolucionando as práticas agrícolas.
Os principais benefícios desses investimentos incluem a sustentabilidade para os agricultores e o fornecimento geral de robusta, permitindo melhores rendimentos agrícolas, preços mais altos e lucros mais elevados, além de possibilitar a produção de "robusta fino" em escala, impulsionando o "renascimento do robusta" globalmente. No âmbito das cafeterias, investimentos significativos estão sendo feitos em novas cafeterias para cafeterias independentes e de rede, levando produtos e serviços inovadores aos consumidores.
Como exportadora e investidora, a Highlands Coffee está na vanguarda das ondas de investimento na indústria cafeeira do Vietnã. Além de entender o que o mundo espera do café vietnamita, a empresa também está profundamente inserida no cenário local, trabalhando ao lado dos agricultores, navegando pelas nuances culturais e investindo no que mais importa: pessoas e potencial.
Especificamente, os consumidores de hoje esperam que as marcas sejam autênticas e compartilhem seus valores. A Highlands Coffee é uma marca orgulhosamente vietnamita. Nascida no Vietnã e uma "marca de origem", a Highlands é especializada em produtos à base de robusta, originários do Vietnã, torrados com perfeição em suas instalações de torrefação de última geração e distribuídos globalmente.
Capitalizando a crescente demanda por robusta e café de origem, a Highlands está investindo em seus colaboradores, cafés, tecnologia e cadeia de suprimentos, garantindo a sustentabilidade a longo prazo para os negócios, fornecedores, funcionários, comunidades vietnamitas e o meio ambiente. Também se esforça para impulsionar o crescimento internacional do segmento de cafés especiais vietnamitas, um segmento emergente e de alto crescimento na indústria global de café. Para concretizar esse objetivo, a Highlands está atuando como uma bandeira da cultura vietnamita, exportando café e patrimônio vietnamitas.
No cerne da cultura corporativa da Highlands está sua "alma". Do fundador, David Thai, aos funcionários de nível inferior, existe uma cultura de cuidado e amor, além de uma paixão por ajudar a desenvolver a indústria cafeeira vietnamita e o país como um todo. Assim, a empresa está alcançando crescimento e sucesso mantendo-se fiel à cultura e à herança do café vietnamita.
Outro fator que contribui para o sucesso da Highlands é o apego emocional dos consumidores ao café vietnamita. A marca é definida pela soma de percepções, emoções e experiências que os consumidores associam ao seu produto, serviço e empresa, moldando sua lealdade, confiança e conexão emocional para além dos benefícios funcionais. Isso ressalta a importância da força da marca como um impulsionador fundamental do valor empresarial.
Em vista de seu investimento contínuo, a Highlands permanecerá fiel às suas raízes vietnamitas ao continuar a defender o café vietnamita à base de robusta e o serviço atencioso
Impulsionando investimentos propositais e plano de IPO
Além dos clientes, os investidores também desempenham um papel fundamental no sucesso da Highlands. Os investidores avaliam a Highlands como uma oportunidade de investimento, considerando o desempenho, o perfil de crescimento e as capacidades da empresa. Para os investidores, a sustentabilidade é considerada uma importante força motriz para estimular o crescimento da empresa. Assim, a Highlands é incentivada a implementar as plataformas ambientais, sociais e de governança adequadas para garantir a sustentabilidade a longo prazo.
Quando bem feito, o investimento sustentável da Highlands nas cadeias de suprimentos de robusta pode gerar uma situação vantajosa para todos: fazendas, marcas de café e o Vietnã. Especificamente, os agricultores podem se beneficiar de práticas agrícolas sustentáveis com maiores produtividades e renda. Ao investir em sustentabilidade, a Highlands pode garantir o fornecimento e desenvolver em conjunto o fornecimento de robusta fino. O investimento sustentável permitirá que o Vietnã desenvolva e avance a indústria vietnamita de café robusta em geral, aumentando os volumes e a qualidade, garantindo a rastreabilidade e atendendo aos padrões de sustentabilidade e ambientais.
É evidente que a Highlands busca selecionar robusta de alta qualidade, em vez de apenas produzir em volume e volumes sustentáveis. Tim Seltzer, CFO da Highlands Coffee, afirmou: “Estamos em posição não apenas de nos beneficiar, mas também de realmente impulsionar o crescimento do café vietnamita globalmente. Precisamos nos mover na velocidade dessa oportunidade. Precisamos investir no fornecimento de robusta para continuar a crescer e permanecer como líderes de mercado no Vietnã e para expandir para fora do país.”
Se não investirmos com rapidez suficiente, prejudicaremos o crescimento e a indústria do robusta no Vietnã. Não manteremos nossa posição de liderança de mercado e não conseguiremos ter a influência necessária. Se não nos movimentarmos internacionalmente de forma mais agressiva, ficaremos atrás de outros players e não representaremos a cultura ou a herança do café vietnamita.
A Highlands está comprometida com sua oferta pública inicial para compartilhar o sucesso da marca com funcionários, clientes e partes interessadas e impulsionar investimentos e crescimento acelerados para o negócio.
Seltzer disse: “Embora não tenhamos finalizado os planos, nossa intenção é listar a Highlands nos próximos 18 a 24 meses e selecionar um local de listagem que melhor apoie nossas ambições de crescimento e valores essenciais, continuando a defender o café vietnamita globalmente e permanecendo fiéis às nossas origens, herança e orgulho vietnamitas.”
“É fácil listar uma empresa. É muito difícil listar a empresa corretamente. O desafio é manter múltiplos premium no mercado anos após a listagem”, acrescentou.
O IPO é um mecanismo que permite à Highlands continuar a crescer de forma a se manter fiel aos seus valores. Em busca do IPO, a Highlands continuará sendo a principal transportadora do café vietnamita. No geral, o IPO não é o fim. É apenas um meio para apoiar a estratégia, o crescimento e a visão existente.