Poderosa massa de ar polar traz risco de geada em 6 estados
Por Ana Maria Pereira Nunes
Uma intensa massa de ar polar avança pelo Brasil a partir do próximo domingo (23), trazendo uma semana de frio rigoroso. Há risco de geada em 6 estados e novos recordes de temperatura mínima em 2025.
Após uma semana de tempo instável e chuvas extremas no Sul do país, a última semana de junho será marcada por um novo evento climático: o frio extremo. Uma poderosa massa de ar polar deve avançar sobre o território brasileiro a partir da segunda-feira (23), derrubando as temperaturas em diversas regiões e trazendo riscos associados ao frio intenso.
EFI do modelo ECMF indica evento incomum de frio. Créditos: ECMWF.
O índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF mostra que a próxima semana, entre 23 e 30 de junho, será de temperaturas frias incomuns principalmente no Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina.
Porém, na escala diária, o EFI dispara um alerta de frio extremo em uma ampla área do país, especialmente na terça-feira (24). Confira os detalhes.
Frio extremo a partir de terça-feira
Na segunda-feira (23) as temperaturas começam a entrar em declínio no Rio Grande do Sul, especialmente na região da Campanha e fronteira Oeste, com mínimas em torno dos 5°C e risco de geada.
Ao longo do dia a massa de ar frio avança e várias cidades no Centro e Norte do território gaúcho terão a chamada ‘mínima invertida’, quando faz mais frio à tarde do que de manhã.
Mas é a partir da terça-feira (24) que a massa de ar frio ganha força. O EFI do ECMWFdispara seu valor mais crítico (área representada pela cor rosa no mapa abaixo, à esquerda) sobre uma ampla área para a temperatura mínima, abrangendo desde:
EFI do modelo ECMWF para temperatura mínima (esquerda) e máxima (direita) na terça-feira (24).
As cores em azul escuro também estão na faixa dos eventos extremos de temperaturas frias, podendo estar entre as 1% mais frias previstas pelo modelo naquela região.
Temperaturas extremamente frias estão previstas tanto para temperatura mínima quanto máxima: a massa de ar frio irá alcançar todo o Brasil Central e também a região Norte, caracterizando um evento de friagem e representando uma queda brusca nas temperaturas.
Previsão de temperaturas negativas mais baixas do ano e geada ampla
O amanhecer da terça-feira (24) tem previsão de temperaturas até 6°C abaixo de zero na Serra Catarinense e Serra Gaúcha. Temperaturas negativas também estão previstas para a região central de Santa Catarina e centro-sul do Paraná, podendo ser o dia mais frio do ano nestas áreas.
Previsão de temperatura mínima terça-feira (24), de acordo com o ECMWF.
As temperaturas mínimas serão abaixo de 5°C e, consequentemente, com risco de geada em uma ampla área que abrange desde:
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Paraná
Sul e interior de São Paulo
Centro-Sul do Mato Grosso do Sul
Nestas áreas o céu será limpo, favorecendo o resfriamento noturno, embora o vento possa dificultar a formação da geada, as temperaturas extremamente baixas favorecem o fenômeno.
Na quarta-feira (25) massa de ar frio ganha força sobre a região Sudeste, e o recorde de frio pode ser batido tanto no estado de São Paulo quanto sul de Minas Gerais e oeste do Rio de Janeiro.
Previsão de temperatura mínima terça-feira (24), de acordo com o ECMWF.
No estado de São Paulo as mínimas serão entre 3° e 5°C na parte sul, com risco de geada na quarta-feira (24), mas as mínimas serão abaixo dos 7°C em quase todo o território paulista, incluindo a capital
Há previsão de frio recorde na cidade de São Paulo (SP), com temperatura mínima de 7°C.
As mínimas também serão muito baixas no sul de Minas Geraise oeste do Rio de Janeiro. Nas regiões de terras mais altas, as temperaturas se aproximarão dos zero graus.
Diante desse cenário, recomenda-se atençãoespecial às populações vulneráveis, produtores rurais e setores de saúde, pois o frio intenso pode tirar a vida da população de rua, agravar problemas respiratórios, prejudicar lavouras e afetar o abastecimento de energia e água em algumas localidades.