Temperaturas despencam mais nesta quarta feira no Brasil
Por Denis William
Nesta terça-feira (24) diversas cidades da Região Sul e alguns pontos do Centro-Oeste do Brasil registraram temperaturas negativas logo pelo amanhecer. A frente fria que avançou sobre a região trouxe consigo uma intensa massa de ar polar que derrubou as temperaturas.
Confira abaixo algumas cidades em que a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou temperaturas abaixo de 0°C:
São José dos Ausentes/RS registrou -4,9°C
São Joaquim marcou -4,8°C
General Carneiro/PR registrou -4,1°C
Vacaria/RS obteve -3,4°C
Sete Quedas/MS marcou -0,8°C
A massa de ar polar segue pelo país e causa queda nas temperaturas do Sudeste a partir do final da noite desta terça-feira (24).
A manhã de quarta-feira será gelada no Brasil, há expectativa de que seja o dia mais frio do ano até aqui. A previsão indica temperaturas negativas, novamente, em áreas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e até mesmo em pontos do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
A seguir acompanhe a previsão do tempo com mais informações e detalhes para esta quarta-feira (25).
Mínimas abaixo de 0°C vão continuar
Ao longo da madrugada de quarta-feira (25), a massa de ar frio se desloca pelo Brasil e derruba ainda mais as temperaturas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A previsão indica ainda, que o frio será extremo nas primeiras horas de amanhã (25).
No Sul do Brasil, o amanhecer contará com temperaturas abaixo de 0°C em municípios do norte gaúcho, boa parte de Santa Catarina e do oeste e sul do Paraná. Em alguns casos, nas localidades mais altas da Região Sul, ou seja, áreas de serra, as temperaturas podem ser ainda mais baixas do que é previsto pelos modelos.
Massa de ar polar intensa atua sobre o centro-sul do Brasil e mantém temperaturas amenas.
Ainda na Região Sul, as mínimas desta quarta-feira (25) ficam entre 2°C e 5°C no interior do Rio Grande do Sul, nos municípios mais ao norte, próximo a divisa com Santa Catarina,previsão de temperaturas negativas com os termômetros variando entre 0°C e -2°C. O mesmo vale para todo o estado catarinense, na região da serra, ainda mais frio com as temperaturas que chegam a -4°C.
A temperatura fica abaixo de 0°C também no Estado do Paraná e em alguns pontos mais ao sul do Mato Grosso do Sul. No interior paranaense, os termômetros vão registrar mínimas entre -1°C e -3°C, no oeste do estado um pouco mais quente, mínima prevista de 1°C. Há geada prevista para o Mato Grosso do Sul, onde a temperatura fica próxima a 2°C nesta quarta-feira (25).
Temperatura mínima prevista para o centro-sul do Brasil na manhã de quarta-feira (25), segundo o modelo ECMWF.
No Sudeste do Brasil, as temperaturas caem a partir desta tarde de terça-feira (24). O destaque do dia mais frio do ano fica para a faixa entre Presidente Prudente/SP e São José dos Campos/SP, em toda essa área a temperatura mínima será próxima a 5°C, nesta região há possibilidade (remotas) de geadas.
Amanhecer mais frio do ano também no Sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira os termômetros variam entre 2°C e 5°C, o que permite o registro de geadas pelo amanhecer.
Máximas permanecem amenas nesta terça e quarta-feira
A tarde de terça-feira (24) será com temperaturas amenas, nos estados da Região Sul as máximas não ficam acima dos 12°C, com exceção dos municípios litorâneos. No Mato Grosso do Sul, o leste do estado terá temperaturas variando entre 13°C e 16°C. Todo o Estado de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sul de MinasGerais, também terão temperaturas amenas, nestas regiões as máximas chegam aos 17°C.
Nem mesmo nas capitais vão registrar temperatura máxima acima dos 20°C. Em Porto Alegre/RS e Curitiba/PR, por exemplo, máxima prevista de 11°C, máxima de 15°C para Campo Grande/MS e Florianópolis/SC, e por fim, em São Paulo/SP a temperatura máxima na capital não supera os 16°C.
Temperatura máxima prevista para o centro-sul do Brasil na tarde de quarta-feira (25), segundo o modelo ECMWF..
Na quarta-feira (25) as máximas sobem um pouco, no Rio Grande do Sul, as máximas variam entre 16°C e 18°C. Temperatura bem próxima ao previsto para os estados de Santa Catarina e Paraná. No leste de São Paulo e de Minas Gerais e sul do Mato Grosso do Sul as temperaturas sobem rapidamente, com máximas que chegam aos 22°C na tarde desta quarta (25).