Disputa entre gigantes do café esquenta durante São João no Nordeste
Líder nas regiões Norte e Nordeste, a marca de café Santa Clara investe forte nas festas de São João, maior época festiva da região, em uma tentativa de manter-se à frente da concorrência, que aposta em aquisições para crescer.
A disputa no Nordeste reflete o cenário nacional do mercado, com os dois maiores grupos do país travando uma ferrenha concorrência regional.
Isto porque a Santa Clara pertence ao grupo 3Corações, líder nacional. Já os principais concorrentes da Santa Clara no Nordeste são Maratá e Pilão, ambas do grupo JDE, segundo maior grupo do país.
A Maratá, de origem sergipana, foi adquirida pela JDE em 2023 com o potencial de aumentar seu poder de fogo no Nordeste, região há muito tempo dominada pela Santa Clara.
A Santa Clara, que patrocina milhares de padarias, cafeterias e restaurantes, reina quase absoluta no food service. Mas sua liderança fica ainda mais evidente durante os festejos juninos. A empresa, que já havia firmado no passado parcerias com festas de Campina Grande, Petrolina e Maracanaú, agora é uma das patrocinadoras do São João de Mossoró.
O cantor João Gomes, um dos principais nomes da música nordestina contemporânea e um dos artistas mais disputados no período de festas juninas, é o embaixador da marca.
A associação com a região não é à toa e remonta aos primórdios da empresa. Isto porque a Santa Clara pertence ao grupo 3Corações, cujo sócio e presidente é Pedro Lima, nordestino de São Miguel, município de 22 mil habitantes no sertão do Rio Grande de Norte.