Festival de Café de Santos vai ser realizado entre 11 e 13 de julho
Julho chegou e com ele a expectativa para a 10ª edição do Festival Santos Café, entre os dias 11 e 13 de julho, no Centro Histórico de Santos, que promete ser tomado pelo leque de aromas e sabores de uma das bebidas mais queridas do mundo. A celebração chega a uma década valorizando o patrimônio cafeeiro e contará com atrações gratuitas, experiências sensoriais, shows ao ar livre, oficinas gastronômicas e atividades para toda a família.
Realizada pela Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos (Setur), o evento atraiu aproximadamente 90 mil pessoas na edição de 2024, ao transformar o Centro Histórico santista em palco para a arte, gastronomia e a tradição, homenageando o grão que consolidou Santos como um dos principais portos do mundo.
O grande destaque desta edição 2024 do Festival Santos Café será a realização do Campeonato Brasileiro de Aeropress, que escolherá a melhor receita nacional com esse método de preparo. O vencedor representará o Brasil no mundial, na Coreia do Sul.
Neste ano, o festival também contará com transporte gratuito que sairá de dois pontos da orla - Gonzaga e do Emissário Submarino - até o Centro, com ônibus em horários regulares. A ação busca incentivar a participação popular e reduzir o impacto ambiental do evento.
O titular da Setur, Thiago Papa, comentou que o festival chega à 10ª edição consolidado como um dos principais eventos do calendário turístico e cultural da região e do estado. “É uma celebração da história e da identidade da cidade, que nasceu e prosperou com o café. Mais do que um evento, movimenta a economia local, gera empregos temporários, fomenta o comércio e valoriza nossos empreendedores, artistas e produtores culturais”
“A cada ano, ampliamos a programação e, nesta edição, oferecemos também transporte gratuito até o Centro Histórico para garantir que mais pessoas possam viver essa experiência. É o turismo promovendo desenvolvimento, inclusão e orgulho de ser santista”, acrescentou Papa.
A degustação gratuita da bebida, tradicionalmente, é a atração mais procurada por santistas e turistas. Neste ano, será garantida com a presença de 40 marcas de diferentes regiões, que também venderão o grão nos estandes.
A música é um dos destaques desta edição. Três palcos espalhados pelas praças do Centro Histórico vão receber artistas da região e bandas covers, com estilos que vão do choro ao rock. Entre os nomes confirmados estão Carla Mariani, Banda Musirama, Coldplayers (cover de Coldplay), Flight of Maiden (cover de Iron Maiden), Rafa Laranja e Cida Duarte.
Já o público infantil terá espaço garantido no Espaço Café com Leite, com contações de histórias, apresentações de mágica e marionetes, além de brinquedos infláveis. Já quem gosta de arte poderá conferir oficinas de aquarela e tinta com café na Casa da Frontaria Azulejada.
Valorizando os produtores locais, o evento abriga mais uma vez a feira Feito em Santos, com artesanato e gastronomia, além de espaço com cervejas artesanais e pontos instagramáveis.
Um dos principais cartões postais santistas, o Museu do Café não poderia ficar de fora do festival. O local receberá atividades especiais, entre elas, palestras sobre os benefícios do café, oficinas infantis, degustações com métodos diferenciados, como o Aeropress, visitação à Torre do Relógio e workshops sensoriais. A visitação noturna também está garantida na sexta-feira (11), com ingresso a R$ 16.