Payroll, auxílio desemprego, PMIs, falas do Fed são os destaques de hoje
A quinta-feira (3) será marcada por uma agenda econômica carregada nos Estados Unidos, com atenção concentrada nos dados do mercado de trabalho. Às 9h30, serão divulgadas a criação de vagas formais em junho, a taxa de desemprego do mesmo mês, o saldo da balança comercial de maio, os pedidos semanais de auxílio-desemprego e o volume de exportações de grãos.
Às 10h45, sairá o índice de atividade dos serviços (PMI, na sigla em inglês), seguido às 11h pelas encomendas à indústria e pelo indicador do Instituto de Gestão de Oferta (ISM, na sigla em inglês), que mede o desempenho do setor de serviços. Ao meio-dia, está previsto o discurso de Raphael Bostic, dirigente do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), órgão do banco central norte-americano. Por conta do feriado da Independência, os mercados nos Estados Unidos terão horário de funcionamento reduzido e encerram às 13h.
No Brasil, a principal divulgação do dia será o índice de atividade dos serviços (PMI, na sigla em inglês), que será divulgado às 10h. O dado mede a percepção das empresas sobre condições como produção, novos negócios e emprego no setor, e costuma ser acompanhado por investidores para sinalizar tendências de curto prazo. A movimentação local também deve ser influenciada pelos dados divulgados no exterior e pela expectativa sobre a trajetória de juros nos Estados Unidos.