Fábrica vietnamita flagrada produzindo café "sujo" a partir de baterias usadas Uma fabricante familiar de café vietnamita sediada na província de Dak Nong foi flagrada produzindo café "sujo" a partir de materiais nocivos, como baterias usadas, sujeira e pó de pedra, informou o jornal diário Tuoi Tre News na quarta-feira (18 de abril).
O estabelecimento, de propriedade de Nguyen Thi Loan, foi invadido pela polícia local e inspetores de alimentos na tarde de segunda-feira, após denúncias de moradores que suspeitavam das atividades realizadas no local.
Segundo as autoridades, 12 toneladas de café "sujo" foram apreendidas durante a operação. Outras matérias-primas utilizadas na produção também foram encontradas. Entre elas, 35 kg de pólvora negra extraída de baterias usadas e um balde de líquido negro pesando cerca de 10 kg.
A proprietária disse à polícia que comprava grãos de café rejeitados de outras instalações a preços baixos. Os grãos eram então moídos e misturados com outros "ingredientes", como terra e pó de pedra. Por fim, a mistura era tingida de preto.
Loan admitiu que sua fábrica está em operação há anos e que ela vendeu mais de três toneladas de seu "café" no mercado este ano. A polícia coletou amostras do café para testes de laboratório, disse o Tuoi Tre News.