Protocolo de cooperativa cafeeira tem reconhecimento de agência da ONU
O Gerações, protocolo de sustentabilidade da Cooxupé, recebeu mais um reconhecimento. Desta vez, por parte do Standards Map, uma ferramenta on-line que mapeia normas de sustentabilidade em todo o mundo. E ainda incentiva práticas comerciais mais inclusivas e responsáveis. O recurso faz parte do International Trade Centre (ITC). Ou seja, uma agência da ONU com o objetivo de facilitar a transição para práticas de produção, comércio e consumo mais sustentáveis.
Em primeiro lugar, o Standards Map é uma plataforma gratuita e acessível que oferece informações detalhadas sobre mais de 300 certificações voluntárias de sustentabilidade. Incluindo setores como agricultura, têxteis, produtos de consumo, silvicultura, mineração, entre outros. Essas certificações, aliás, estão presentes em 192 países e são avaliadas com base em cerca de 1.650 critérios.
“Por ser uma ferramenta de melhoria contínua, o Gerações promove boas práticas agrícolas que foca na sustentabilidade econômica, social e ambiental. Estamos muito honrados em fazer parte de uma plataforma internacional tão importante e necessária. Que norteia e orienta entidades e governos em todo o mundo”, afirma Natália Fernandes Carr. Ela é gerente ESG da Cooxupé.
“Com o crescimento do comércio global e das cadeias de valor, tornou-se essencial garantir que as negociações sejam inclusivas e ambientalmente responsáveis. O Standards Map facilita o acesso a essas iniciativas em todo o mundo”, complementa o superintendente comercial da Cooxupé, Luiz Fernando dos Reis.
Por conta dessa busca pela sustentabilidade no mundo, surgiram muitas normas voluntárias. Entretanto, era difícil para empresas e consumidores compará-las e entendê-las de forma clara. Por isso, a ferramenta foi concebida para navegar nesse cenário complexo. Fornecendo, assim, dados confiáveis e transparentes para ajudar a tomar decisões informadas.
Acima de tudo, a plataforma conta com a parceria de mais de 300 organizações que criam padrões de certificações, além de empresas e governos. Dessa forma, garantindo transparência, credibilidade e relevância.
Em seu funcionamento, pois, o Standards Map oferece ferramentas e filtros inteligentes. Permitindo, sobretudo, que diversos tipos de usuários, de pequenos produtores a grandes corporações, comparem normas por setor, país, tipo de certificação, critérios de sustentabilidade, entre outros. Portanto, é como um verdadeiro mapa para padrões sustentáveis ao conectar informação, contexto e parceiros em um só lugar.
Por fim, o recurso da agência da ONU é gratuito e ajuda empresas, consumidores e formuladores de políticas a entenderem e compararem essas normas.