A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promove no dia 7 agosto, em Jaguaré (ES), o segundo encontro do “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro” para apresentar os custos de produção dos cafés arábica e conilon e pimenta-do-reino.
O evento da região Sudeste será realizado às 9h, no Parque de Exposições Alpheu Sossai, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Espírito Santo (Faes) e do Sindicato Rural de Jaguaré.
Além de debater os custos de produção das cadeias produtivas, o circuito será uma oportunidade de analisar o impacto desses custos na rentabilidade das lavouras; o manejo e a produtividade das culturas e a agregação de valor e tendências de mercado.
A programação também inclui palestras sobre boas práticas no campo e oportunidades de mercado para os cafés arábica e conilon e pimenta-do-reino.
Dados – Em 2025, foram realizados 15 painéis de café das espécies arábica e conilon, em cinco estados diferentes. No Espírito Santo, os levantamentos ocorreram em Jaguaré, Brejetuba e Cachoeiro do Itapemirim. Os painéis apontaram aumento de mais de 23% dos custos de produção em algumas praças.
“Entender o comportamento do mercado, as perspectivas para os próximos anos e estratégias de manejo para agregar valor e reduzir custos é fundamental para mitigar riscos e aumentar a rentabilidade da atividade”, afirmou a assessora técnica da CNA Larissa Mouro.
O levantamento de custos de pimenta-do-reino ocorreu no estado capixaba e apontou margem apertada para o produtor devido ao elevado desembolso para condução da lavoura, puxado principalmente pelo gasto com mão de obra para manejo.
Clique aqui e inscreva-se.
Circuito de Resultados do Campo Futuro do Sudeste
Data: 07 de agosto
Horário: às 9h
Local: Parque de Exposições Alpheu Sossai – Jaguaré (ES)