Café, vinho e gastronomia são destaques em festival em Pinhal (SP)
O Clube de Campo Caco Velho, em Espírito Santo do Pinhal, deve receber milhares de visitantes para dois eventos, entre 30 e 02 de agosto: o Festival de Inverno Regional 25 e a Feira do Agronegócio Regional 25.
Em sua segunda edição, o Festival de Inverno é focado na promoção da cafeicultura, vinicultura e gastronomia. Em 2024 contou com 52 expositores, 28 patrocinadores, 22 vinícolas e gerou mais de R$ 3 milhões em negócios. O evento recebeu cerca de 2.000 visitantes.
Já a Feira do Agronegócio, que chega à terceira edição, leva aos visitantes informações técnicas por meio de palestras, sem contar num amplo espaço para expositores – com implementos agrícolas, insumos etc. No ano passado, teve 59 expositores, 14 palestras, envolveu 18 municípios paulistas e mineiros, gerando R$ 1 milhão em negócios.
Ambos os eventos serão realizados no Caco Velho, localizado à margem da rodovia Campinas/Águas da Prata (SP-342), s/n – Zona Rural da cidade vizinha. No entanto, a Feira do Agronegócio tem início antecipado: será no dia 30 de julho, e ocorre simultaneamente ao Festival de Inverno, que tem abertura no dia 1º de agosto e segue até no dia seguinte (2).
Entre os muitos expositores do Festival de Inverno, destaque para dez pequenos empresários de municípios da região — dos ramos de alimentação, bebidas, artesanato, entre outros —, vão expor seus produtos durante alguns dias de eventos com apoio do Sebrae-SP. São eles: Apiário Maria Mel, Defumados do Sítio (Tambaú), Doce Fazenda (Mogi Guaçu), Geest Destilaria (Vargem Grande do Sul), Massa Palha (Engenheiro Coelho), Cachaça Serra Vale (São João da Boa Vista), Seu Pé de Jabuticaba (Casa Branca), Vale da Grama (São Sebastião da Grama), além de dois estandes para artesãos (Espírito Santo do Pinhal).
Para a empresária Alessandra Oliveira, proprietária do Apiário Maria Mel, de Espírito Santo do Pinhal, que será uma das expositoras no Festival de Inverno, participar do evento será uma oportunidade única e significativa. “Ser uma das empresas escolhidas para ter o estande subsidiado representa o reconhecimento de um trabalho que venho desenvolvendo com muito carinho, dedicação e propósito. Levar nossos produtos derivados das abelhas para um evento de grande visibilidade amplia nosso alcance, fortalece a marca e abre portas para novas parcerias. Além disso, é uma forma de valorizar o turismo rural e a apicultura como atividade sustentável e transformadora”, disse.
O Festival de Inverno será realizado de 01 a 02 de agosto, enquanto a Feira do Agronegócio será de 30 de julho a 02 de agosto, todos com estacionamento gratuito. Ambos são organizados pela Turisagro, que busca valorizar o potencial turístico e gastronômico de Espírito Santo do Pinhal, cidade reconhecida nacionalmente pela excelência na produção de vinhos finos e cafés especiais.