OCB apoia concurso desenvolvido pelo Conselho Nacional do Café
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, recebeu o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, em Brasília. Na oportunidade, foi confirmado o apoio total da OCB à 4ª edição do Prêmio Café Brasil de Jornalismo, uma das mais importantes iniciativas de valorização da imprensa no setor agropecuário nacional.
“Com muita honra fomos recebidos pelo Márcio Lopes, que preside a maior entidade do cooperativismo do Brasil, a OCB — da qual o CNC é o braço operacional na cafeicultura. Com extrema gentileza, ele ofereceu a estrutura da OCB para um momento grandioso: nosso jantar de premiação acontecerá no auditório da sede da OCB, em Brasília, numa noite memorável em dezembro”, destacou Silas Brasileiro.
Márcio Lopes, que também é membro da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e produtor de café, reforçou o compromisso do cooperativismo com a comunicação e a valorização da produção sustentável, destacando a força do setor cooperativo no Brasil, essencial para a organização e o fortalecimento da cafeicultura nacional.
Edição 2025 foca em sustentabilidade e amplia participação internacional - Para 2025, o Prêmio traz como foco central a sustentabilidade da produção cafeeira brasileira — social, ambiental e econômica, além do apoio das cooperativas em todo o processo produtivo até a comercialização. A proposta é destacar práticas sustentáveis a exemplo do “Programa Café Produtor de Água”, que foquem na preservação do solo, dos mananciais, das matas ciliares, da cafeicultura regenerativa e agroecológica, além de iniciativas sociais que garantem dignidade e renda aos pequenos produtores, que representam a maioria da base produtiva nacional. Dos 330 mil produtores, 78% são pequenos cafeicultores.
“O café brasileiro é produzido, majoritariamente, com o incentivo do cooperativismo, que garante acesso a conhecimento, apoio técnico, infraestrutura, crédito e comercialização justa. Cerca de 85 a 90% do valor FOB (Free On Board) do café comercializado é transferido para os produtores, independente do volume produzido, e permanece no Brasil, o que mostra o impacto direto do setor na economia rural”, afirma Silas Brasileiro.
Outra novidade importante desta edição é a abrangência internacional. Jornalistas estrangeiros também poderão participar, desde que suas reportagens contem histórias de sustentabilidade relacionadas ao café brasileiro em seus países de origem. “Não iremos limitar a participação ao território nacional. A repercussão da sustentabilidade do nosso café já é global e queremos dar visibilidade a isso como parte da promoção dos cafés do Brasil”, explicou o presidente do CNC.
O Prêmio Café Brasil de Jornalismo é uma iniciativa que visa reconhecer e premiar produções jornalísticas que abordem a qualidade e a sustentabilidade da produção dos cafés do Brasil. Jornalistas, comunicadores e influenciadores digitais que tenham publicado matérias sobre o tema podem enviar seus trabalhos de 21 de fevereiro até 31 de outubro de 2025 pelo site oficial: cncafe.com.br/premiocafebrasildejornalismo
Categorias e premiação:
Internet e influenciadores
Rádio
TV
Jornal impresso
Os vencedores receberão certificado de participação, e o valor da premiação será revelado durante a cerimônia de entrega. A repercussão e o alcance do conteúdo serão diferenciais para a avaliação da banca.
A premiação valoriza o trabalho da imprensa na difusão de informações relevantes sobre a cafeicultura brasileira e sua contribuição para um modelo de produção baseado em inovação, sustentabilidade e justiça social.
Uma das inovações desta edição é a inclusão da categoria “Canais de internet e perfis de influenciadores”, reconhecendo o papel de criadores de conteúdo digital na formação de opinião e na divulgação de temas como qualidade, sustentabilidade e inovação no setor cafeeiro.
Os interessados devem preencher o formulário disponível no site do prêmio e anexar os links das reportagens publicadas. O regulamento completo, com as regras e critérios de avaliação, também está disponível no site.