Alerta: Umidade do ar atinge níveis de emergência no interior do Brasil
O interior do Brasil está sob efeito de uma forte massa de ar seco que mantém o tempo aberto, sem previsão de chuva, e as temperaturas em ligeira elevação ao longo da semana. O cenário causa a manutenção dos baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente durante as tardes, quando a temperatura sobe e o ar fica ainda mais seco.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois alertas para “baixa umidade”. O primeiro indica estado de perigo para os índices com variação de 12% a 20%, risco de incêndios florestais e riscos à saúde. A vigência é até 18h desta quarta-feira (13/8), mas pode ser prorrogado.
As áreas abrangidas são o centro, leste, sul, norte e noroeste de Goiás; o noroeste, sul e sudoeste de Minas Gerais, além do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba; o centro-sul, nordeste, sudeste, sudoeste e norte de Mato Grosso, além dos pantanais sul do Estado; o leste, centro-norte e sudeste de Mato Grosso do Sul; o noroeste, norte-central e norte pioneiro do Paraná; o Distrito Federal; e as seguintes cidades de São Paulo: Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara, Bauru e Assis.
O segundo alerta de “perigo potencial” abrange uma área maior do Brasil, com vigência até 20h de quinta-feira (14/8). A umidade relativa do ar varia entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais.