Programa Café Produtor de Água tem acordo de cooperação no Espírito Santo
A Casa do Cooperativismo Capixaba foi palco de um momento importante para a cafeicultura do Espírito Santo. Na tarde da segunda-feira (11/8), foi realizada a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Programa Café Produtor de Água e o Reflorestar, iniciativas voltadas para a revitalização de mananciais e preservação de matas ciliares em áreas produtoras de café.
A parceria foi firmada entre o Conselho Nacional do Café (CNC) – organização idealizadora do programa, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Secretaria se Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Sistema OCB/ES e as cooperativas Cooabriel, Nater Coop, Cafesul e Sicoob ES.
A abertura do encontro foi marcada pela formalização do acordo. Assinaram o documento o presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro; Felipe Rigoni, secretário de Meio Ambiente do Espírito Santo; Enio Bergoli, secretário de Agricultura do Espírito Santo; Bento Venturim, presidente do Sicoob ES e conselheiro diretor do CNC; Dr. Pedro Scarpi Melhorim, presidente do Sistema OCB/ES; Luiz Carlos Bastianello, presidente da Cooabiel; Denilson Potratz, presidente da Nater Coop; Renato Theodoro, presidente da Cafesul; e Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES.
A solenidade foi conduzida pelo analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES Vinícius Schiavo, responsável por atender às demandas das cooperativas de café do Espírito Santo. O profissional lembrou que o acordo viabiliza a implementação de um programa nacional, idealizado pelo CNC e agora conduzido a muitas mãos. “O Café Produtor de Água tem muitos parceiros e depende de que todos estejam alinhados e em pé de igualdade em termos de contribuição e responsabilidades”, frisou.