Feira de cafés especiais do Peru vai ocorrer entre 06 e 09 de novembro
De 06 a 09 de novembro , a cidade de Chachapoyas, capital da região do Amazonas, no Peru, sediará a IX Feira Internacional de Cafés Especiais – Ficafé 2025. O evento será desenvolvido na Universidade Nacional Toribio Rodríguez de Mendoza e deve receber mais de 25 mil visitantes, entre compradores, produtores e público em geral.
A feira visa promover a qualidade do café peruano e gerar oportunidades de negócios diretos para cafeicultores de diversas regiões do país. Segundo estimativas oficiais, a Ficafé 2025 poderá gerar transações no valor de mais de S/ 53 milhões durante seus quatro dias de evento.
O evento contará com a participação de 314 organizações de café de 16 regiões do país. Elas poderão expor seus produtos em mais de 300 estandes de exposição e vendas, onde também estarão expostos máquinas, tecnologias, insumos e serviços relacionados à cafeicultura.
Os cafés especiais expostos nessas feiras se destacam pelo cultivo em altitudes elevadas, técnicas artesanais e conformidade com os padrões internacionais de qualidade. Muitos desses cafés alcançam pontuações acima de 80 na escala da Specialty Coffee Association (SCA).
A Ficafé 2025 incluirá uma rodada de negócios internacional, com previsão de gerar S/30 milhões em transações, e uma rodada de negócios nacional estimada em S/20 milhões. Além disso, vendas diretas são esperadas durante a feira, no valor aproximado de S/2 milhões.
Soma-se a isso o impacto econômico que o evento gerará na cidade de Chachapoyas, que pode ultrapassar um milhão de soles, segundo os organizadores.
Além da feira, o evento contará com atividades técnicas e competições especializadas. Os destaques incluem o Congresso Internacional de Cafés Especiais, a 9ª edição do concurso Cup of Excellence, o 12º Campeonato Nacional de Baristas, o 7º Campeonato Nacional de Cupping e o 2º Campeonato Nacional de Cerveja.
Essas atividades buscam fortalecer as capacidades técnicas dos atores da cadeia do café e posicionar o Peru como produtor de cafés de alta qualidade nos mercados internacionais.
O Ficafé 2025 é organizado pelo Governo Regional do Amazonas, em coordenação com a Prefeitura Provincial de Chachapoyas, a Universidade Nacional Toribio Rodríguez de Mendoza e a Federação Nacional de Cafeicultores e Produtores de Café do Peru (Fencaap). Participam também o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação (Midagri), o Ministério do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur), a PromPerú, a Devida e a Central de Café y Cacao.