Inverno termina com temporais e queda acentuada da temperatura
A Climatempo alerta para o avanço de uma grande e forte frente fria, na virada do inverno para a primavera, com enorme potencial para provocar eventos de chuva forte, ventania e eventual queda de granizo em áreas dos estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Esta frente fria se organiza no decorrer do sábado, 20 de setembro de 2025, entre a Argentina, o Paraguai e o Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical. A previsão é de que o sistema esteja completamente formado na noite do dia 20 de setembro e avance pelo Sul do Brasil e para o Mato Grosso do Sul durante o domingo, 21 de setembro.
Na segunda-feira, 22 de setembro, início astronômico da primavera, às 15h19, no horário de Brasília, a frente fria avança sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, sobre o Centro-Oeste e atinge o sul de Rondônia. Na terça, 23, a frente fria já estará tecnicamente sobre o Espírito Santo e sobre o norte de Minas Gerais, ainda deixando áreas de chuva sobre a maioria das regiões do Sudeste e do Centro-Oeste. Na quarta-feira, 24 de setembro, esta frente fria também deve causar chuva em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, além de deixar o tempo instável no sul da Bahia.
Os temporais podem causar transtornos para a população como queda de árvores e-ou grandes galhos e raios, que podem causar interrupção do fornecimento de energia, alagamentos repentinos em centros urbanos.
Frio atípico
A massa de ar frio de origem polar associada a esta frente fria começa a causar queda da temperatura em parte do Sul do Brasil no domingo, 21 de setembro, mas é durante a segunda-feira, 22 de setembro, que o resfriamento será bastante acentuado no Sul e em parte de Mato Grosso do Sul. O ar frio começa a influenciar o estado de São Paulo na segunda-feira, 22 de setembro.
No decorrer dos dias 23 e 24 de setembro, o ar frio de origem polar se espalha pelo Sudeste e pelo Centro-Oeste causando queda acentuada da temperatura em relação ao calor intenso que será observado antes da chegada desta frente fria. Temperaturas abaixo dos 10°C devem ser observadas no Sul do Brasil e não se descarta a chance de formação de geada nas áreas mais elevadas das serras da região.
A atuação dessa massa de ar frio vai provocar sensação de frio atípico no Sudeste e no Centro-Oeste. O resfriamento será notado especialmente pela grande redução das temperaturas máximas.