Agora descobrimos que o café é um grande aliado da nossa microbiota
Durante anos, o café não teve uma boa reputação. Muitas vezes, a vilã da história era a cafeína, não o café em si. Embora as evidências tenham conseguido desmentir isso, ainda existem muitos mitos sobre a cafeína e seus efeitos. Mas algo que a ciência também vem mostrando é o efeito benéfico do café sobre o organismo.
Um dos estudos mais recentes associa o café à microbiota intestinal. Segundo a pesquisa, a bebida favorece o crescimento de bactérias em nosso corpo. E isso cumpre uma função vital.
A comunidade microbiana do café
Como dissemos, diferentes estudos sobre o café permitiram descobrir seus efeitos benéficos no tratamento de doenças cardiovasculares, do diabetes e para ajudar os rins. Paralelamente, já se havia observado uma relação entre o consumo de café e o aumento de certas bactérias intestinais, mas os estudos eram em pequena escala. Agora, na Nature Microbiology, foi publicado um estudo que investigou a sequência genômica dos microrganismos intestinais de mais de 22.000 pessoas no Reino Unido e nos Estados Unidos.
Os pesquisadores descobriram que os consumidores de café tinham uma microbiota diferente, com bactérias intestinais como a Lawsonibacter asaccharolyticus oito vezes mais abundantes do que na daqueles que não ingerem esse alimento.
Não se limita a essa bactéria, já que também foram observados aumentos de Firmicutes, Actinobacteria, Prevotella, Faecalibacterium e Bifidobacterium, todas associadas a efeitos metabólicos benéficos, como uma maior