Onda de calor intensa e prolongada vai castigar os cafezais
Uma intensa e prolongada onda de calor vai atingir todas as regiões do Brasil durante a primeira semana de outubro com máximas ao redor e acima de 40ºC em um grande número de cidades de vários estados, consequência de uma bolha de calor na porção central do território brasileiro.
Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que a onda de calor vai afetar grande parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil e ainda parte do Nordeste, do Norte e até do Sul do Brasil nos próximos dias. Será uma onda de calor intensa com máximas ao redor e acima de 40ºC em um grande número de locais de doze estados, atingindo Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.
Mas não apenas intensa. A onda de calor deve ser prolongada. O calor será excessivo na maioria das áreas destes estados até o começo da semana que vem, antes de uma frente fria levar chuva e queda de temperatura ao Sul, Centro-Oeste e o Sudeste entre os dias 7 e 9 de outubro.
Esta onda de calor no Brasil, como é de costume, vai estar associada a um padrão de bloqueio atmosférico com uma enorme área de tempo muito seco e quente em que a cada dia o calor e a reduzida umidade se retroalimentam com baixa umidade no solo.
PIOR DO CALOR SERÁ ENTRE O CENTRO-OESTE
A região que mais afetada pelo calor hoje e nos próximos dias será o Centro-Oeste com marcas em torno e acima de 40ºC em várias cidades. Os locais mais quentes na região serão o Centro e o Norte do Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso e Goiás, em particular a Oeste do estado na divisa com Mato Grosso.
Parte das regiões de café também sofrerá com muitos dias seguidos de calor excessivo. Os locais mais quentes no Sudeste serão o Centro e o Norte do estado de São Paulo e o Triângulo Mineiro com dias consecutivos de máximas entre 37ºC e 40ºC, mas em alguns pontos até acima de 40ºC. Mesmo menos intenso, vai fazer muito calor em outras áreas do interior paulista.