Projeto cafeeiro paranaense recebe premiação em Minas Gerais
O Projeto Mulheres do Café do Vale do Ivaí, criado e desenvolvido pelo IDR-Paraná com o objetivo de fortalecer o protagonismo das produtoras de café da região, recebeu no último dia 4 de outubro o Troféu Agrovital, em Minas Gerais.
A premiação reconhece a importância da mulher à frente das unidades de produção rural, valorizando sua dedicação e papel no desenvolvimento da cafeicultura. A conquista só foi possível graças ao apoio da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí), por meio da articulação do prefeito de Lidianópolis, Aparecido Buzato, que patrocinou o transporte das produtoras.
Durante a viagem, as integrantes do projeto puderam conhecer de perto a realidade da cafeicultura mineira e trocar experiências com cafeicultoras de estados como Bahia, Rondônia e Rio de Janeiro, além da presença de produtoras da Venezuela.
Segundo a assistente social do IDR-Paraná, Natália Duarte Vettor, que acompanha o grupo, a excursão foi um momento de aprendizado e fortalecimento coletivo. “Proporcionou a conexão destas mulheres com novas realidades de produção, manejo e vivência no café.
Mais do que isso, gerou vínculos entre mulheres que, além de produtoras, são verdadeiras empreendedoras de suas famílias”. Natália também destacou o apoio recebido: “Estendo meu agradecimento, em nome de todas as integrantes do grupo, aos prefeitos da Amuvi que acreditaram no trabalho do projeto e oportunizaram essa viagem”. O prêmio, mais do que um troféu, simboliza o reconhecimento de anos de dedicação das mulheres cafeicultoras do Vale do Ivaí, que agora ganham visibilidade e valorização em todo o país.