Cafés de cooperados da Capal são reconhecidos em concurso
Em um mercado que exige cada vez mais eficiência produtiva e diante da crescente necessidade do uso racional de insumos, o acompanhamento agronômico e a assistência técnica tornam-se fundamentais para os produtores de café. A Cooperativa Capal, por meio de um trabalho de campo contínuo, oferece suporte especializado que vai do planejamento do plantio até a colheita, assegurando a adoção de práticas sustentáveis e a aplicação de tecnologias capazes de impulsionar a produtividade e a qualidade. Essa orientação personalizada tem garantido resultados consistentes aos produtores cooperados.
Recentemente, produtores da Capal foram reconhecidos pela qualidade do café produzido. A Prefeitura de Carlópolis, município que é o maior produtor de café do estado do Paraná, realizou o Concurso Municipal de Qualidade de Café e, entre os cinco primeiros colocados, quatro são de famílias cooperadas da Capal.
O agrônomo Alan Jean de Oliveira, do Departamento de Assistência Técnica da Capal, explica que “foram enviadas amostras de café para análise física, sensorial e de bebida, conforme protocolo SCA (Specialty Coffee Association), sendo que as amostras foram codificadas e provadas por 4 Q-Graders certificados, para pontuação e descrição da bebida dos cafés”.
Dentre os cinco primeiros colocados, 4 deles são associados à Capal: Rosana e Jurandir Felet (1º lugar), Maria Cristina e Reinaldo da Silva (2º lugar), Maria Beatriz Ribeiro (4º lugar) e Amauri Aparecido Domingues (5º lugar).
O reconhecimento também aconteceu no estado de São Paulo. O Sindicato Rural de Fartura, em parceria com o Senar/SP, destacou a qualidade dos cafés produzidos em sua região. Quatro famílias cooperadas ficaram entre as dez primeiras colocadas do 16º Concurso de Qualidade do Café de Fartura: o cooperado Conrado Édipo Benatto (8º lugar), e o pai Antônio Carlos Benatto (2º lugar); o cooperado Edinilson Batista (3º lugar), e o pai Waldemir Batista (5º lugar).
Atualmente, a Capal possui uma indústria cafeeira no município de Pinhalão/PR e uma estrutura para armazenagem de café em Piraju/SP. Em sua linha de produtos, a cooperativa conta com três rótulos de café: o Grená, produto da linha premium com grãos selecionados 100% arábica, e os cafés Robusto e Jucafé, que já são conhecidos na mesa do consumidor.
Com 65 anos de história, a Capal conta atualmente com mais de 3,8 mil produtores associados. A área assistida ultrapassa 178 mil hectares, abrangendo 82 municípios nos estados do Paraná e de São Paulo. Com 23 unidades de negócio e uma cadeia agrícola diversificada, a cooperativa recebe 740 mil toneladas de grãos por ano – com destaque para soja, milho, trigo e cevada –, produz 226 mil toneladas de ração anualmente e comercializa 12 milhões de litros de leite por mês, além de 34 mil toneladas de suínos por ano. A cafeicultura vem ganhando relevância nas atividades, com comercialização que ultrapassou 1 milhão de sacas de café em 2025. Guiada pelo propósito de unir pessoas, produzir alimentos e contribuir para um mundo melhor, a Capal desenvolve suas atividades com base nos princípios do cooperativismo.