Ofi destaca às metas climáticas e sociais para 2030 para seu negócio de café
A ofi, líder global em ingredientes naturalmente bons para alimentos e bebidas, incluindo café verde, torrado e solúvel, publicou seu relatório anual de sustentabilidade para o seu negócio de café. Em um momento em que a indústria cafeeira enfrenta a volatilidade persistente do mercado e os impactos crescentes das mudanças climáticas, o Relatório de Impacto Coffee LENS (Meios de Vida, Empoderamento, Natureza em Escala) destaca os avanços alcançados pelas operações globais de café da ofi e seus parceiros ao longo de 2024 em direção às metas de 2030.
Entre as conquistas notáveis que são guiadas e contribuem para a estratégia abrangente Choices for Change da ofi, estão o desenvolvimento de pacotes de apoio personalizados para 57.000 cafeicultores, visando aumentar a produtividade e a renda, e a duplicação do número de crianças em comunidades agrícolas que recebem apoio educacional em comparação ao ano anterior. Além disso, a ofi gerou pegadas digitais de gases de efeito estufa (GEE) para quase metade de seus volumes diretos de café.
Impulsionando a ação climática com ferramentas digitais
Estas pegadas de carbono detalhadas são geradas usando uma Calculadora de Pegada Digital (DFC), certificada pela The Carbon Trust[i] e incorporada à solução de fornecimento sustentável AtSource da ofi. Esta ferramenta permite que os clientes acessem dados ambientais precisos sobre suas compras de café, facilitando a colaboração em estratégias de redução de Escopo 3 e compromissos com metas de zero emissão.
No Brasil e no Peru, estratégias direcionadas em grupos selecionados de produtores, lideradas pelas equipes locais da ofi e orientadas pela DFC, resultaram em uma redução de 19% e 30% nas emissões na fazenda, respectivamente, em 2024, em comparação com as linhas de base de 2021, em grande parte impulsionada pelo uso mais inteligente de fertilizantes.
No Vietnã, onde fertilizantes e resíduos agrícolas são as principais fontes de emissão nas fazendas de café, agrônomos da Ofi treinaram 1.300 agricultores em práticas climáticas inteligentes para trabalhar em direção a um cenário de redução de 39% até 2028.
Vivek Verma, CEO da unidade de café da Ofi, comentou: “Nossas ferramentas digitais estão nos ajudando a refinar nossa abordagem e a implementar intervenções direcionadas. No entanto, a verdadeira ação climática acontece quando os 12 milhões de pequenos produtores de café do mundo têm os meios para adotar e aplicar práticas mais sustentáveis em campo. Isso requer investimento sistêmico na resiliência e na segurança de renda dos agricultores para capacitá-los como agentes de mudança.”
Investindo nos meios de subsistência e no capital social dos agricultores
Quase 100.000 cafeicultores receberam apoio por meio de treinamento em agronomia e acesso a insumos fornecidos pelas equipes de campo da Ofi no país. Mais de 50 parcerias com clientes, ONGs e doadores ajudaram a ampliar o impacto por meio de programas de sustentabilidade em importantes regiões produtoras.
Em parceria com o Grupo ALDI SUL, a Ofi concluiu com sucesso um projeto de renda digna de quatro anos em Honduras. Para mensurar o impacto deste projeto, foi realizada uma avaliação de impacto do capital social para avaliar o valor do apoio personalizado oferecido a aproximadamente 1.000 cafeicultores.
Indicou-se que, para cada dólar investido ao longo do programa de quatro anos, cinco dólares em valor social foram alcançados, na forma de maior produtividade, acesso ao mercado e cumprimento dos padrões de certificação.
Aprimorando a rastreabilidade e a transparência
Refletindo sobre um ano desafiador para a indústria cafeeira, Vivek Verma afirmou: “Este relatório surge após mais um ano marcado por volatilidade persistente, complexidades geopolíticas e a inegável aceleração dos impactos climáticos. No entanto, esses desafios são uma forte motivação para o engajamento e a ação contínuos, com foco em resiliência e responsabilidade. Nosso progresso se reflete nos números, mas também em nosso investimento contínuo em sistemas de dados, rastreabilidade e engajamento direto na origem. Construir essas bases impactantes é fundamental para garantir a qualidade e o fornecimento a longo prazo.”
Os avanços técnicos incluíram o cadastro de mais de 40.000 produtores adicionais na rede de compras diretas da ofi por meio de sua ferramenta de pesquisa de informações do produtor, elevando o total para 224.600. A expansão do aplicativo ofi Direct no Brasil agora conecta 22.000 produtores diretamente com os compradores, proporcionando acesso ao mercado 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem intermediários.
Verma acrescentou: “A expansão dessas conexões locais nos proporciona uma transparência sem precedentes no primeiro quilômetro da cadeia de suprimentos. Isso nos permite atender às necessidades mais específicas de agricultores e atender às necessidades dos clientes com produtos sustentáveis e rastreáveis.”
Sobre a Ofi
A Ofi (Olam Food Ingredients) é um grupo operacional nascido da Olam. A Ofi oferece produtos e ingredientes alimentícios sustentáveis, naturais e com valor agregado para que os consumidores possam desfrutar dos produtos saudáveis e saborosos que tanto amam.
É composta por negócios líderes do setor de cacau, café, laticínios, nozes e especiarias. A Ofi construiu uma presença global única na cadeia de valor, incluindo suas próprias operações agrícolas, originação na porteira e instalações de fabricação. A Ofi faz parcerias com os clientes, alavancando seu portfólio complementar e diferenciado de produtos alimentícios "na moda", para cocriar soluções que antecipam e atendem às mudanças nas preferências dos consumidores, à medida que aumenta a demanda por alimentos mais saudáveis, rastreáveis e sustentáveis.
Notas
O modelo da Calculadora de Pegada Digital (DFC) da ofi foi certificado pelo The Carbon Trust. Os resultados do modelo não constituem uma pegada certificada de produto/organização.