Analista coloca em dúvida no X às informações sobre o Vietnã do Barchart
A analista de mercado Maja Wallengren publicou ontem no X comentário sobre a mal informações do site Barchart de que as chuvas são boas de alguma forma, acrescentando para um cliente que está sendo DESINFORMADO;
O "desenvolvimento da safra e a produtividade do café" do Vietnã para a nova safra de 2025-26 foram CONCLUÍDOS há pelo menos 2 meses e, neste momento, QUALQUER OUTRA CHUVA é um FATOR ALTO, já que a estação chuvosa deve ter ACABADO e permitir condições SECAS E ENSOLARADAS para auxiliar na colheita, colheita física e secagem de cerejas maduras em pátios AO AR LIVRE. Tenho feito reportagens sobre a indústria cafeeira do Vietnã DE CAMPO há mais de 31 anos e NINGUÉM em #KC conhece a história e a indústria do Vietnã #coffee melhor do que eu.
As fortes chuvas torrenciais e de tufão já causaram danos MASSIVOS à safra #robusta #coffee na Índia e também danos substanciais à nova safra de 2025-26 no Vietnã, e o aumento #KC está refletindo esses mesmos fundamentos de desastre de safra igualmente para robusta e arábica!!
A BARCHART informou que "o café robusta está sob pressão devido às previsões de chuva no Planalto Central do Vietnã, a principal região produtora de café do país, o que deve favorecer o desenvolvimento da safra e a produtividade do café. A província de Dak Lak, a maior região produtora de café do país, deverá receber 70 mm de chuva na próxima semana, em comparação com a média histórica de 61,3 mm."
A ideia de que chover neste momento no Vietnã é bom é um completo absurdo e totalmente contrário ao desenvolvimento real da cultura do café. O Vietnã já teve de 2 a 4 meses de chuvas torrenciais e tufões em excesso, causando danos substanciais e irreversíveis à nova safra de 2025-26, com perda de cerejas lançadas dos galhos ao chão, a falta de exposição ao sol reduzindo severamente a maturação e a formação de grãos, causando danos adicionais, já que o clima frio, nublado e úmido causa uma redução de 30 a 35% na produtividade - conforme pesquisa cientificamente confirmada pela Cenicafe da Colômbia - e MAIS CHUVA neste momento é TUDO RUIM, pois atrasará ainda mais a colheita!!
Tradicionalmente, o Vietnã SEMPRE COMEÇA a colheita durante a primeira quinzena de outubro, com a VASTA MAIORIA de todo o café do Vietnã dependendo da secagem em CEREJA em pátios ao ar livre. MAIS CHUVA é um fator MUITO PREJUDICIAL depois de meados de outubro!!
Maja Wallengren, repórter global de café e analista independente. Escreve de quase 70 países produtores de café há 30 anos