"As alterações de sexta feira afetam apenas a tarifa de 10%", diz Cecafé
"O Cecafé recorda que o Brasil possui duas tarifas: a base, de 10%, e a adicional, de 40%, referente ao Artigo 301. É necessário, contudo, análise para entender se esse novo ato se aplica apenas à tarifa base de 10%, à de 40% ou a ambas", diz a nota oficial da instituição.
Veja a íntegra:
"COMUNICADO CECAFÉ
A respeito da nova ordem assinada, hoje, 14 de novembro, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) recorda que o Brasil possui duas tarifas: a base, de 10%, e a adicional, de 40%, referente ao Artigo 301.
É necessário, contudo, análise para entender se esse novo ato se aplica apenas à tarifa base de 10%, à de 40% ou a ambas.
O Cecafé está em contato com seus pares americanos, neste momento, para analisar, cuidadosamente, a situação e termos noção do real cenário que se apresenta.
Voltaremos a nos pronunciar tão logo tenhamos os devidos esclarecimentos.
Atenciosamente,
Márcio Ferreira
Presidente
Marcos Matos
Diretor-Geral"
"As alterações de sexta-feira afetam apenas a tarifa de 10%, o que significa que os produtos agrícolas do Brasil ainda estarão sujeitos à taxa adicional de 40%, segundo um funcionário da Casa Branca que falou sob condição de anonimato", afirma a agência internacional de notícias Bloomberg.
Já a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) também divulgou uma nota em que considera "muito positiva" a decisão dos Estados Unidos de reduzir as tarifas aplicadas à proteína brasileira.