AgnoCafe - O Site do Cafeicultor
Assunto: Categoria de noticia: Data:
Imprimir notícia

Cafés de excelência internacional são conhecidos em Bordeaux, França


A edição europeia do Global Coffee Awards, uma competição que homenageia a excelência internacional em torrefação, foi desenvolvida em Bordeaux, França.

Torrefadores de 25 países inscreveram seus cafés em diversas categorias, incluindo café filtrado, espresso e bebidas com leite, que foram degustados às cegas por um painel de jurados profissionais.

Utilizando um sistema de pontuação objetivo, os jurados forneceram feedback prático a todos os participantes, permitindo que demonstrassem todo o potencial de seus cafés e gerassem novas fontes de receita.

De pequenos produtores independentes a marcas regionais e nacionais, o Global Coffee Awards convidou torrefadores europeus de todos os portes a inscreverem pacotes de seus cafés mais excepcionais em diversas categorias.

Concebido para premiar a empresa como um todo, em vez de um torrefador individual, permitindo que as empresas fortaleçam sua identidade de marca, o GCA é uma competição prestigiosa que também reconhece o produtor que cultivou o café. Isso preenche uma lacuna no setor, reconhecendo e aumentando a conscientização sobre a excelência em toda a cadeia de suprimentos.

“Foi um verdadeiro prazer liderar o painel de jurados europeus do GCA”, diz Martin Suard, mestre de torrefação da L’arbre à Café em Paris, França, classificador Q e coordenador nacional do capítulo francês da SCA.

“Passar alguns dias com colegas de toda a Europa foi uma experiência de aprendizado enriquecedora”, acrescenta. “Também nos permitiu ter uma visão geral dos padrões de habilidades sensoriais de cada país.”

Como um dos mercados consumidores de café mais diversos do mundo, a Europa desempenha um papel fundamental no comércio global de café.

De acordo com a Federação Europeia do Café, o bloco da UE27 consumiu cerca de 2,53 milhões de toneladas de café em 2023, tornando-se o terceiro maior mercado de café do mundo. Alemanha, Itália e França são os principais países consumidores da região, de acordo com o Relatório Europeu do Café 2023/24 da ECF.

“A competição nos permite entender melhor os hábitos de consumo de nossos vizinhos europeus e obter uma visão geral das tendências do café na região”, acrescenta Martin.

O continente abriga tanto marcas tradicionais quanto torrefações especializadas, resultando em um mercado de café diversificado, diferente da maioria dos outros. A Escandinávia, por exemplo, é conhecida por sua preferência por torras claras e por seu papel pioneiro na criação da cultura moderna do café filtrado.

Em alguns países da Europa Ocidental, como França e Áustria, a tradição ainda exerce considerável influência, enquanto a cultura do café especial prospera ao lado dela. Por exemplo, as cafeterias vienenses receberam o reconhecimento da UNESCO como patrimônio cultural imaterial do país. Ao mesmo tempo, o país também abriga algumas das cafeterias e torrefações especializadas mais respeitadas do mundo.

“A Europa é um mercado de café extremamente diversificado, tanto em termos de torrefação quanto de fornecimento”, afirma Andrea Melo-Leon, COO da GCA. “Muitos países diferentes contribuem com seus próprios sabores, tradições e dinâmicas de mercado únicos.

“Enquanto alguns países têm uma cultura de café especial mais consolidada, outros estão emergindo como consumidores de café especial”, acrescenta. “Nesses países, onde os mercados são menos saturados, diversas torrefações estão se destacando como líderes de mercado, impulsionando a inovação e um crescimento explosivo.”

A Europa Oriental, por exemplo, é marcadamente diferente de outras partes do continente. Embora algumas grandes cidades apresentem um cenário de café especial em rápido crescimento, muitos países dessa região ainda são considerados mercados emergentes, com consumo per capita menor do que em outras regiões.

A competição foca-se no café torrado em vez dos grãos verdes, proporcionando uma avaliação de qualidade abrangente que engloba todos os tipos de café, atendendo às diversas preferências dos consumidores.

“O GCA visa reconhecer todos os cafés e valorizar os aspetos positivos e únicos de cada um”, afirma Andrea. “A degustação às cegas de café torrado é um formato de competição inédito no setor; estamos a ajudar a impulsionar o consumo e a permitir que os torrefadores compreendam melhor como vender mais café.

“Participar é um pequeno investimento para receber feedback construtivo e prático, e os torrefadores também ganham visibilidade global”, acrescenta. “Além disso, todo o feedback dos jurados é construtivo, não punitivo, para que os torrefadores obtenham o máximo valor possível da competição.”

“As categorias foram concebidas para reconhecer as qualidades únicas de diferentes bebidas à base de café, em vez de se basearem exclusivamente na degustação. Além disso, as subcategorias reconhecem uma ampla variedade de métodos de processamento, garantindo que os jurados possam avaliá-los de forma independente.

“A Belco opera no coração do setor cafeeiro, promovendo uma abordagem global e sustentável à qualidade em toda a cadeia de suprimentos”, afirma Denis Mialocq, chefe de qualidade e treinamento e classificador Q da importadora de café verde Belco, em Bordeaux, França.

“Guiada por essa visão e por sua posição central entre a origem e o consumo, a Belco se orgulha de ter sediado o Global Coffee Awards Europe”, acrescenta. “A competição reflete nossos valores: celebra a diversidade de cafés, origens e habilidades (de produtores a torrefadores), promovendo a excelência em cada etapa da cadeia.”

O painel foi composto por um juiz sensorial principal, um juiz auxiliar principal, nove juízes sensoriais, três coordenadores e seis juízes auxiliares. No dia anterior ao evento, todos os juízes calibraram seus paladares e chegaram a um consenso sobre as melhores proporções de preparo e os processos de extração padronizados.

Um sistema de pontuação objetivo e transparente foi utilizado para todos os participantes em todas as categorias. Estas incluem Café Filtrado, Espresso, Flat White com Leite e Flat White com Leite Vegetal. Cada categoria contém diversas subcategorias, com até três pontos disponíveis para cada café.

Os cafés em cada categoria foram preparados da mesma forma que um consumidor os experimentaria em uma cafeteria, utilizando proporções de preparo e protocolos específicos:

Café Filtrado: preparado com moedores Fellow Ode e máquinas de café Fellow Aiden, fornecidos pela Fellow (Parceira de Equipamentos)

Espresso: preparado com duas máquinas de espresso Linea Mini e dois moedores Pico, fornecidos pela La Marzocco (Parceira de Equipamentos)

Flat White com Leite e Flat White com Leite Vegetal: preparados com o sistema automatizado MilkPal, fornecido pela Marco Beverage Systems (Parceira de Equipamentos)

O sistema de pontuação para cada categoria Inclui:

Formulário de avaliação – forneceu uma pontuação numérica para diversos critérios e um resumo sensorial (notas de degustação e descritores principais)

Formulário do coordenador – forneceu um resumo sensorial, orientações sobre como aprimorar o desenvolvimento do perfil de torra e sugestões de harmonização com alimentos dos jurados

Como parte de um processo de degustação às cegas em duas etapas, os jurados primeiro realizaram uma avaliação sensorial de dois minutos. Para as categorias Filtro e Espresso, os jurados atribuíram pontuações numéricas entre 5 e 10 para nove critérios, incluindo aroma, sabor, retrogosto, acidez, doçura e equilíbrio. Para ambas as categorias Flat White, as pontuações numéricas foram atribuídas para cinco critérios, incluindo doçura, equilíbrio e sensação na boca.

Os jurados também anotaram quaisquer pontos qualitativos. O coordenador, então, conduziu uma discussão de três minutos com os jurados para discutir detalhadamente seus feedbacks, garantindo que todos os jurados estivessem alinhados.

“Ao reunir especialistas apaixonados em torno de um processo de avaliação rigoroso, o GCA se alinha com a missão da Belco: contribuir para um setor cafeeiro mais forte, mais coerente e mais resiliente, capaz de progredir.” coletivamente em direção a um futuro sustentável”, diz Denis.

Os vencedores do concurso GCA Europe são:

Vencedor geral: Origin Coffee, na Cornualha, Reino Unido

Vencedores por categoria:

Café filtrado: Ombú Bcn Tostadores, em Barcelona, ​​Espanha

Espresso: Origin Coffee

Flat White com leite: Rocket Bean, em Riga, Letônia

Flat White alternativo: Rocket Bean

Nas subcategorias, os participantes que receberam a mesma pontuação numérica foram classificados em primeiro lugar para garantir justiça e igualdade.

Vencedores do prêmio Ouro em cada subcategoria (torrefador e produtor):


Filtrado

Blend – Fester blend, Badger & Dodo em Cork, Irlanda e diversos produtores da Colômbia, Burundi e Etiópia

Origem única tradicional – Hangout, Huracán Coffee em Vilnius, Lituânia e diversos produtores no Quênia

Origem única experimental – Dimello Colombia Special Edition, Kafea Terra em Peania, Grécia e Micava Santuario Farm na Colômbia

Lavado – Humming Bird, Spojka Roastery em Prešov, Eslováquia e Café de Altura San Ramon na Costa Rica

Natural – Camino Lot 25, Origin Coffee e Aliss Hartmann no Panamá

Honey – Colombia Pink Ranger, Ombu Bcn Tostadores e Ana María Donneys na Colômbia

Experimental

Sidra, Café Piha em Bordeaux, França e Jhonatan Zúñiga na Colômbia

Java Las Flores, Terres de Café em Paris, França e Jhoan Vergara na Colômbia

Descafeinado – Colômbia Natural, Rocket Bean e Jairo Arcila na Colômbia


Espresso

Blend – Amour à Kyoto, La Brûlerie du Books & Coffee em Bordeaux, França e diversos produtores na Colômbia e Guatemala

Origem única tradicional – Gerba Dogo, Café Piha e Shonora na Etiópia

Origem única experimental – Area51 Colombia SL28, Kafea Terra e La Macarena na Colômbia

Descafeinado – N°09 Décollage Colombia, Les Révélations em Paris, França e El Fenix ​​na Colômbia


Flat White com Leite

Blend – Blend Índia e Quênia, Audun Coffee em Bydgoszcz, Polônia e diversos produtores na Índia e Quênia

Origem única tradicional – Magic Pussy natural Etiópia Guji Shakisso, Rocket Bean e Gigesa washing station na Etiópia

Origem única experimental – Java Las Flores, Terres de Café e Jhoan Vergara


Flat White Alternativo

Blend – Rocket Fuel House Espresso, Rocket Bean e diversos produtores na Colômbia e Brasil

Origem única Café tradicional colombiano

Torra da casa, Tree Artisan Coffee em Oxford, Reino Unido e Luz Helena Salazar na Colômbia

Coco Monteblanco, Vero Coffee House em Kaunas, Lituânia e Rodrigo Sanchez na Colômbia

Vencedor do Prêmio de Embalagem MTPak: Torrefação Spojka


As torrefações participantes também receberão Certificados de Mérito digitais, bem como selos de Ouro, Prata e Bronze do Global Coffee Awards. Essas são marcas de excelência que podem ser exibidas em suas embalagens, materiais de marketing, sites, redes sociais e cardápios.

Todas as torrefações vencedoras também serão incluídas em um catálogo digital com distribuição internacional, oferecendo exposição global da marca.


Perfecti Daily Grind

Comentarios

Inserir Comentário
Contrato Cotação Variação
Março 369,45 - 7,20
Maio 352,25 - 7,25
Julho 337,60 - 6,75
Contrato Cotação Variação
Janeiro 4.524 - 109
Março 4.388 - 100
Maio 4.293 - 101
Contrato Cotação Variação
Março 457,55 - 5,40
Maio 449,70 0
setembro 397,00 - 1,55
Contrato Cotação Variação
DXY 100,27 + 0,18
Dólar 5,4040 + 1,24
Euro 6,2180 + 1,09
Ptax 5,3902 + 1,04
  • Varginha
    Descrição Valor
    Certificado 15% R$ 2440,00
    Safra 25/26 20% R$ 2410,00
    Peneira14/15/16 R$ 2500,00
    Duro/riado/rio R$ 1900,00
  • Três Pontas
    Descrição Valor
    Safra 25/26 18% R$ 2410,00
    Miúdo 14/15/16 R$ 2370,00
    Certificado 15% R$ 2430,00
    Duro/riado/rio R$ 1900,00
  • Franca
    Descrição Valor
    Cereja 20% R$ 2460,00
    Safra 25/26 15% R$ 2420,00
    Moka R$ 2300,00
    Duro/Riado 15% R$ 2030,00
  • Patrocínio
    Descrição Valor
    Peneira 17/18 R$ 2600,00
    Rio com 20% R$ 1650,00
    Safra 25/26 15% R$ 2420,00
    Safra 25/26 30% R$ 2390,00
  • Garça
    Descrição Valor
    Escolha kg/apro R$ 28,00
    Safra 25/26 20% R$ 2400,00
    Safra 25/26 30% R$ 2370,00
    Duro/Riado 15% R$ 2010,00
  • Guaxupé
    Descrição Valor
    Safra 25/26 15% R$ 2420,00
    Safra 25/26 25% R$ 2400,00
    Duro/riado 20% R$ 2000,00
    600 defeitos R$ 2270,00
  • Indicadores
    Descrição Valor
    Conilon/Vietnã R$ 1450,00
    Cepea Arábica R$ 2231,54
    Cepea Conilon R$ 1383,49
    Agnocafé 24/25 R$ 2420,00
  • Linhares
    Descrição Valor
    Conilon T. 7/8 R$ 1340,00
    Conilon T. 6 R$ 1380,00
    Conilon T. 7 R$ 1360,00