Chuvas atingem Vietnã e afetam diversas lavouras de café
Desde o último final de semana, ao menos 55 pessoas morreram devido às fortes chuvas que atingem o Vietnã, informou o Ministério do Meio Ambiente do país neste sábado, 22; outras 13 permanecem desaparecidas. Na sexta, equipes de resgate ainda prestavam assistência a moradores que se refugiaram em árvores e telhados, segundo a mídia local.
As mortes acontecem desde domingo em seis províncias, principalmente em Dak Lak, maior região cafeeira do país indo-asiático, com mais de 20 vítimas, informou a pasta.
Embora o nível da água tenha baixado, várias rodovias permaneceram intransitáveis e cerca de 300 mil pessoas ainda estão sem energia elétrica, informou o governo.
Desde o final de outubro, fortes chuvas têm atingido o sul e o centro do país asiático, causando inundações que deixaram debaixo d’água destinos turísticos e sítios históricos.
A passagem do tufão Kalmaegi também deixou mortos e feridos, além de atingir mais de 3 mil casas.
Entre janeiro e outubro, desastres naturais causaram 279 mortes ou desaparecimentos no Vietnã e mais de US$ 2 bilhões em prejuízos, de acordo com dados oficiais. O país é propenso a fortes chuvas entre junho e setembro, fenômenos que, segundo cientistas, foram intensificados pelas mudanças climáticas causadas pela ação humana.
Confira, na sequência, alguns vídeos registrados de zonas cafeeiras do Vietnã nos últimos dias.